Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Ligia Maria Magalhães de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T19:26:44Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T19:26:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9493 | - |
dc.description.abstract | Resumo: O tema da pesquisa Letramento Literário na metodologia docente para formação do leitor/a literário é importante por sua capacidade de promover uma abordagem democratizadora no Ensino da Literatura em sala aula, pois as práticas de letramentos exercem um papel indispensável na proposta pedagógica dos/as professores/as. No artigo, são apresentados os conceitos de Letramento Literário, bem com a importância dessa proposta de letramento para a formação escolar e social dos/as alunos/as. Além disso, discorre-se sobre os métodos e as estratégias que podem somar junto a metodologia dos/as professores/as. Essa pesquisa tem potencial para contribuir significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos/as alunos/as e enriquecer o trabalho docente na aplicação das práticas sociais de escrita/leitura por meio do processo Letramento Literário. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo geral de conhecer quais metodologias usadas pelos/as professores/as para formação do/a leitor/a literário nas aulas de literatura. Apresenta-se resumidamente os métodos, técnicas e abordagens usadas no Ensino de Literatura e analisa-se quais práticas os/as professores/as de literatura das séries finais do Ensino Fundamental e Médio dos municípios de São Bernardo (MA) e Luzilândia (PI) têm utilizado em suas aulas para proporcionar impactos positivos no meio ambiente escolar.__Abstract: The research topic Literary Literacy in the teaching methodology for training literary readers is important due to its ability to promote a democratizing approach in the Teaching of Literature in the classroom, as literacy practices play an indispensable role in the pedagogical proposal of teachers /to the. In the article, the concepts of Literary Literacy are presented, as well as the importance of this literacy proposal for the academic and social training of students. Furthermore, we discuss the methods and strategies that can add to the teachers’ methodology. This research has the potential to contribute significantly to the development and learning of students and enrich decent work in the application of social writing/reading practices through the Literary Literacy process. Therefore, this research had the general objective of knowing which methodologies are used by teachers to train literary readers in literature classes”. We briefly present the methods, techniques and approaches used in Teaching Literature and analyze which practices literature teachers in the final grades of Elementary and High School in the Municipalities of São Bernardo (MA) and Luzilândia (PI) have used in their classes to provide positive impacts on the school environment. More specifically in the Teaching of Literature. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | letramento literário; | pt_BR |
dc.subject | ensino de Literatura; | pt_BR |
dc.subject | formação do leitor; | pt_BR |
dc.subject | leitura literária; | pt_BR |
dc.subject | literary literacy; | pt_BR |
dc.subject | teaching literature; | pt_BR |
dc.subject | reader’s education; | pt_BR |
dc.subject | literary reading. | pt_BR |
dc.title | Letramento literário: percepções de docentes da educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Literary literacy: perceptions of basic education teachers | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LigiaMariaMagalhãesdeCarvalho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 247,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.