Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, Ligia Maria Magalhães de-
dc.date.accessioned2025-06-18T19:26:44Z-
dc.date.available2025-06-18T19:26:44Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9493-
dc.description.abstractResumo: O tema da pesquisa Letramento Literário na metodologia docente para formação do leitor/a literário é importante por sua capacidade de promover uma abordagem democratizadora no Ensino da Literatura em sala aula, pois as práticas de letramentos exercem um papel indispensável na proposta pedagógica dos/as professores/as. No artigo, são apresentados os conceitos de Letramento Literário, bem com a importância dessa proposta de letramento para a formação escolar e social dos/as alunos/as. Além disso, discorre-se sobre os métodos e as estratégias que podem somar junto a metodologia dos/as professores/as. Essa pesquisa tem potencial para contribuir significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos/as alunos/as e enriquecer o trabalho docente na aplicação das práticas sociais de escrita/leitura por meio do processo Letramento Literário. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo geral de conhecer quais metodologias usadas pelos/as professores/as para formação do/a leitor/a literário nas aulas de literatura. Apresenta-se resumidamente os métodos, técnicas e abordagens usadas no Ensino de Literatura e analisa-se quais práticas os/as professores/as de literatura das séries finais do Ensino Fundamental e Médio dos municípios de São Bernardo (MA) e Luzilândia (PI) têm utilizado em suas aulas para proporcionar impactos positivos no meio ambiente escolar.__Abstract: The research topic Literary Literacy in the teaching methodology for training literary readers is important due to its ability to promote a democratizing approach in the Teaching of Literature in the classroom, as literacy practices play an indispensable role in the pedagogical proposal of teachers /to the. In the article, the concepts of Literary Literacy are presented, as well as the importance of this literacy proposal for the academic and social training of students. Furthermore, we discuss the methods and strategies that can add to the teachers’ methodology. This research has the potential to contribute significantly to the development and learning of students and enrich decent work in the application of social writing/reading practices through the Literary Literacy process. Therefore, this research had the general objective of knowing which methodologies are used by teachers to train literary readers in literature classes”. We briefly present the methods, techniques and approaches used in Teaching Literature and analyze which practices literature teachers in the final grades of Elementary and High School in the Municipalities of São Bernardo (MA) and Luzilândia (PI) have used in their classes to provide positive impacts on the school environment. More specifically in the Teaching of Literature.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectletramento literário;pt_BR
dc.subjectensino de Literatura;pt_BR
dc.subjectformação do leitor;pt_BR
dc.subjectleitura literária;pt_BR
dc.subjectliterary literacy;pt_BR
dc.subjectteaching literature;pt_BR
dc.subjectreader’s education;pt_BR
dc.subjectliterary reading.pt_BR
dc.titleLetramento literário: percepções de docentes da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeLiterary literacy: perceptions of basic education teacherspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LigiaMariaMagalhãesdeCarvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso247,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.