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http://hdl.handle.net/123456789/9500
Título: | Análise de viabilidade da compostagem de resíduos orgânicos em uma instituição de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Feasibility analysis of organic waste composting in an educational institution |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Antônia Ivanária Pereira da |
Palavras-chave: | composto orgânico; fertilizante; sustentabilidade; Educação Ambiental. organic compound; fertilizer; sustainability; Environmental Education. |
Data do documento: | 17-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Os fertilizantes orgânicos desempenham um papel fundamental na agregação de nutrientes e melhoria da qualidade do solo. A compostagem é um método de obtenção de composto orgânico com potencial para utilização como fertilizante, contribuindo para o aproveitamento de resíduos sólidos e diminuição dos impactos sobre o meio ambiente. Dessa forma, o presente estudo investigou a implementação da compostagem e a viabilidade técnica do composto orgânico obtido a partir de resíduos orgânicos da merenda escolar. A prática ocorreu no Centro Educa Mais Raimundo Araújo, localizado em Chapadinha – MA, o público- alvo foram alunos do 1° ano do ensino médio. O processo de compostagem foi conduzido com sobras orgânicas da merenda escolar e serragem, seguindo as diretrizes da literatura. As composteiras foram monitoradas semanalmente durante 100 dias, observando parâmetros como temperatura, umidade e revolvimento do material. O composto obtido foi encaminhado para análise laboratorial, a fim de verificar a qualidade nutricional e os parâmetros físico-químicos do composto produzido. Ao final, foram obtidos 9,9 kg de composto orgânico a partir de 23,1 kg de resíduos orgânicos, resultando em um aproveitamento de 42,86 % de material. Os resultados mostram que o composto atende a algumas exigências nutricionais presentes nas normativas vigentes do Ministério da Agricultura, como níveis de nitrogênio, fósforo e potássio, mas apresenta deficiências em cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, zinco e cobre, o que indica a necessidade de suplementação do solo com fertilizantes específicos. O pH, o teor de carbono orgânico e a umidade atenderam os limites estabelecidos, mas a relação C/Nfoi elevada e necessita de ajustes na proporção de matéria úmida e seca durante o processo. O estudo demonstrou a viabilidade da compostagem no ambiente escolar promovendo a redução de resíduos orgânicos e servindo como um importante recurso pedagógico para a educação ambiental. |
Descrição: | Organic fertilizers play a fundamental role in adding nutrients and improving soil quality. Composting is a method of obtaining organic compounds with potential for use as fertilizer, contributing to the use of solid waste and reducing impacts on the environment. Therefore, the present study investigated the implementation of composting and the organic compost technique obtained from organic waste from school meals. The practice took place at Centro Educa Mais Raimundo Araújo, located in Chapadinha – MA, the target audience were students in the 1st year of high school. The composting process was prolonged with organic leftovers from school meals and sawdust, following literature guidelines. The composters were monitored weekly for 100 days, observing parameters such as temperature, humidity and material turnover. The compound obtained was sent for laboratory analysis, in order to verify the nutritional quality and physical-chemical parameters of the compound produced. In the end, 9.9 kg of organic compost were obtained from 23.1 kg of organic waste, resulting in a use of 42.86 % of material. The results show that the compound meets some nutritional criteria present in the current regulations of the Ministry of Agriculture, such as nitrogen, phosphorus and potassium levels, but presents deficiencies in calcium, magnesium, sulfur, iron, manganese, zinc and copper, which indicates the need to supplement the soil with specific fertilizers. The pH, organic carbon contente and humidity meet the established limits, but the C/N ratio was raised and needs to be adjusted during the process in proportion of water and dry matter. The study demonstrated the predictions of composting in the school environment promoting the reduction of organic and organic waste as an important pedagogical resource for environmental education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9500 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Engenharia Agrícola do Campus de Chapadinha |
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