Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9513
Título: | A micro-história em perspectiva: olhares de professores de Hhstória do Município de Codó – MA sobre a abordagem microanalítica |
Título(s) alternativo(s): | Micro-history in perspective: views of History teachers from the Municipality of Codó – MA on the microanalytical approach |
Autor(es): | CUNHA, Ana Carolina Gomes |
Palavras-chave: | Micro-história; teoria; historiografia; historiadores; Ensino de História. microhistory; theory; historiography; Historians; Teaching History. |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO No campo da micro-história, o micro não significa ser pequeno, mas representa a redução da escala de observação. É uma metodologia de pesquisa que trata de casos particulares, os quais exercitam o individual e o coletivo, ou seja, a atitude de um indivíduo inscrita nos modos de pensar e comportamentos a partir do meio e do tempo em que vive em determinado período histórico. A justificativa para esta pesquisa refere-se ao fato de durante meus estágios perceber o quão vago estava sendo uma explanação sobre o papel do historiador sobre a pesquisa na área da micro-história. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação da micro-história e o papel do historiador em sala de aula, seus dilemas, conceituados/entendidos pelos professores de história do município de Codó – MA; e como objetivos específicos, buscaremos apresentar o conceito de micro- história, detalhando seus impasses e a importância dentro da historiografia, analisando a importância do historiador com o trabalho das fontes históricas e buscando entender como os professores de história desenvolvem essa temática em sala de aula. O trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro faremos uma breve contextualização da micro- história, abordando alguns dos seus principais autores, vide o caso de Natalie Zemon Davis, Giovanni Levi e Carlo Ginzburg. Trataremos, na sequência, da diversidade de fontes potencialmente trabalhadas no campo da micro-história. No segundo capítulo (e último capítulo) faremos uma discussão dos resultados da interlocução com docentes de Codó sobre as abordagens microanalíticas em temas históricos. |
Descrição: | ABSTRACT In the field of microhistory, micro does not mean being small, but represents the reduction of the scale of observation. It is a research methodology that deals with particular cases, which exercise the individual and the collective, that is, the attitude of an individual inscribed in the ways of thinking and behaviors based on the environment and time in which they live in a given historical period. The justification for this research refers to the fact that during my internships I realized how vague an explanation about the role of the historian in research in the area of microhistory was being. This research has the general objective of analyzing the relationship between microhistory and the role of the historian in the classroom, their dilemmas, conceptualized/understood by history teachers in the city of Codó – MA; and as specific objectives, we will seek to present the concept of microhistory, detailing its impasses and importance within historiography, analyzing the importance of the historian in the work of historical sources and seeking to understand how history teachers develop this theme in the classroom . The work is divided into two chapters. In the first one, we will briefly contextualize microhistory, addressing some of its main authors,see the case of Natalie Zemon Davis, Giovanni Levi and Carlo Ginzburg. We will then discuss the diversity of sources potentially used in the field of microhistory. In the second chapter (and last chapter) we will discuss the results of the dialogue with teachers from Codó about microanalytical approaches to historical themes. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9513 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_CUNHA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 558,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.