Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Irlane Cunha da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T18:43:19Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T18:43:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9515 | - |
dc.description | ABSTRACT This paper aims to analyze the teaching of history at the Desembargador Sarney de Araújo Costa Municipal School in Codó, Maranhão. The challenges faced by teachers in general, especially in the area of history, have required new ways of teaching the contents of this subject. History professionals are increasingly seeking appropriate methodologies for each level of elementary and high school education in order to make the classes of this subject more attractive. Thus, the purpose of this research is not to hold teachers in this area responsible for the failures in school relationships, but to reflect that much evidence pointed out by the methodologies reveals that pedagogical practices must be improved. In this sense, teacher preparation courses need to guarantee consistent initial training to collaborate in the performance of this new public present in today's school institutions. Many of these challenges in the History discipline are posed in all these theories that are elaborated by a group of thinkers and intellectuals in the area who think about the forms of mediation and their translations based on their practice, seeking appropriations of methodologies experienced in the classroom that facilitate the teaching-learning relationship and drive the improvement of the didactic and pedagogical skills of the teachers of the aforementioned discipline. It is in this sense that this monograph seeks to reflect on how History teachers apply methodologically ways that guarantee learning and maintain the attention of students in the classroom. This monograph seeks to objectively identify and analyze these practices and observe how they are used in the classroom to make teaching and student learning more effective. Therefore, this study was produced from the reading of bibliographic texts related to the proposed theme, such as: articles, theses, books and field research (questionnaire, collected from the Oral History methodology) developed with the teachers of the History discipline. Based on the field research, it can be understood that the teaching methodological practices adopted by the teachers of the subject improve the teaching of History in the classroom. Thus, it is clear that teaching methodological practices are essential for the conduct of classes by teachers, with a focus on obtaining more meaningful learning by students. This work is methodologically supported by Oral History, and theoretically by the following authors: Bittencourt (2004, 2011, 2012), Certeau (2010), Costa and Pinheiro (2013), Fonseca (2003), Fonseca (2006), Foucault (1979), Khoury (2010), Portelli (1997, 2010), Santos (2023), Schimidt (2012), Tourinho (2011), among others. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho procura analisar O Ensino de História na Unidade Escolar Municipal Desembargador Sarney de Araújo Costa, em Codó-MA. Os desafios enfrentados pelos docentes de um modo geral, especialmente da área de História, têm exigido novas formas de ensinar os conteúdos da referida disciplina. Cada vez mais o profissional de História procura metodologias adequadas para cada nível dos ensinos fundamental e médio com objetivo de tornar as aulas da disciplina mais atrativas. Desse modo, o propósito desta pesquisa não trata de responsabilizar os docentes dessa área pelos fracassos nas relações escolares, mas de refletir que muitas evidências apontadas pelas metodologias revelam que as práticas pedagógicas devem ser melhoradas. Nesse sentido, os cursos de preparação de professoras/es precisam garantir uma formação inicial consistente para colaborar na atuação desse novo público presente nas instituições escolares da atualidade. Muitos desses desafios da disciplina de História se colocam em todas essas teorizações nas quais são elaboradas por um conjunto de pensadores e intelectuais da área que pensam as formas de mediações e suas traduções a partir de sua prática, buscando apropriações de metodologias experimentadas em sala de aula que facilitem na relação de ensino aprendizagem e impulsionem o melhoramento didático pedagógico das/os docentes da referida disciplina. É nesse sentido que esse texto monográfico procura refletir de que modo as/os professoras/es da área de História aplicam metodologicamente maneiras que garantem a aprendizagem e que mantem a atenção dos estudantes em sala de aula. Essa monografia busca objetivamente identificar e analisar essas práticas e observar de que maneira elas são utilizadas em sala de aula para tornar o ensino e o aprendizado dos discentes mais eficaz. Portanto, esse estudo foi produzido a partir da leitura de textos bibliográficos relacionados ao tema proposto como: artigos, teses, livros e pesquisa de campo (questionário, coletados a partir da metodologia de História Oral) desenvolvida com as/os docentes da disciplina de História. A partir da investigação da pesquisa de campo, pode-se compreender que as práticas metodológicas de ensino adotadas pelos professores/as da disciplina aprimoram o ensino de História em sala de aula. Desta forma, constata-se que as práticas metodológicas de ensino são essências para a condução das aulas por parte dos docentes, com foco em obter uma aprendizagem, por parte dos estudantes, mais significativa. Este trabalho ampara-se metodologicamente na História Oral, e teoricamente nas/os seguintes autoras/es: Bittencourt (2004, 2011, 2012), Certeau (2010), Costa e Pinheiro (2013), Fonseca (2003), Fonseca (2006), Foucault (1979), Khoury (2010), Portelli (1997, 2010), Santos (2023), Schimidt (2012), Tourinho (2011), entre outras/os. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Práticas metodológicas; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
dc.subject | E. M. Des. Sarney de A. Costa; | pt_BR |
dc.subject | Codó-MA. | pt_BR |
dc.subject | Methodological practices; | pt_BR |
dc.subject | Teaching of History; | pt_BR |
dc.subject | E. M. Des. Sarney de A. Costa; | pt_BR |
dc.subject | Codó-MA. | pt_BR |
dc.title | O ensino de história na Unidade Escolar Municipal Desembargador Sarney de Araújo Costa, Codó – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history at the Desembargador Sarney de Araújo Costa Municipal School Unit, Codó – MA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRLANE_SILVA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 762,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.