Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9518
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE GRAJAÚ/MA
Título(s) alternativo(s): THE CONTRIBUTIONS OF PLAYFULNESS IN THE CONSTRUCTION OF THE TEACHING PROCESS LEARNING IN A SCHOOL IN THE CITY OF GRAJAÚ/MA
Autor(es): SOUSA, Amanda Pereira Carvalho de
Palavras-chave: Contribuições;
Lúdico;
Ensino;
Aprendizagem
Contributions;
Ludic;
Teaching;
Apprenticeship
Data do documento: 18-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: É por meio do brincar que a criança que a criança se desenvolve, razão pela qual se destaca o lúdico como facilitador da aprendizagem de crianças na educação infantil. uma vez que por meio do brincar a criança se desenvolve de forma espontânea estimulando a percepção e interação com o meio ao qual se insere. Considerando este fato, a presente pesquisa tem como questão central: de que forma o lúdico contribui para a melhoria da relação ensino aprendizagem na Educação Infantil? tendo portanto como objetivo geral, analisar de que forma o lúdico contribui para a melhoria do ensino aprendizagem na Educação Infantil na Escola CEMEI Mãezinha do Céu em Grajaú/MA. para tanto a metodologia adotada pautou-se em pesquisa qualitativa, descritiva focando na compreensão do objeto investigado, de forma que os dados foram coletados por meio de questionário aplicados a professores da educação infantil. de modo foi possível constatar que, o brincar contribui significativamente para o desenvolvimento global do educando, uma vez que a ludicidade pode ser considerada uma forma de preparar a criança para situações futuras, sendo o lúdico enquanto estratégia pedagógica, essencial para a integração de vários aspectos do ser humano.
Descrição: It is through play that the child develops, which is why playfulness stands out as a facilitator of children's learning in early childhood education. Since, through playing, the child develops spontaneously, stimulating the perception and interaction with the environment to which he is inserted. Considering this fact, the present research has as its central question: how does play contribute to the improvement of the teaching-learning relationship in Early Childhood Education? Therefore, the general objective is to analyze how the ludic contributes to the improvement of teaching and learning in Early Childhood Education at the CEMEI Mãezinha do Céu School in Grajaú/MA. To this end, the methodology adopted was based on qualitative research, This is a descriptive study focusing on the comprehension of the object investigated, so that the data were collected through a questionnaire applied to teachers of early childhood education. Thus, it was possible to verify that playing contributes significantly to the overall development of the student, since playfulness can be considered a way to prepare the child for future situations, and playfulness as a pedagogical strategy, essential for the integration of various aspects of the human being.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9518
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA PEREIRA CARVALHO DE SOUSA2.pdfTCC de Graduação788,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.