Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9520
Título: | AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DE GRAJAÚ - MA |
Título(s) alternativo(s): | THE MAIN CONTRIBUTIONS OF THE FAMILY TO THE LEARNING OF BASIC EDUCATION STUDENTS AT A SCHOOL IN GRAJAÚ - MA |
Autor(es): | ARRUDA, Ana Cleide de Sousa |
Palavras-chave: | Escola; Família; Professores; Ensino; Aprendizagem School; Family; Teachers; Teaching; Learning |
Data do documento: | 6-Jan-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Os resultados a qualidade educacional são produtos de diversos fatores específicos que podem ser tanto internos quanto externos. A relação família e escola constitui em um dos grandes fatores que influenciam nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e adolescente, pois a escola aparece como meio complementar a ação da família e, esta, por sua vez, depende da esposa para o desenvolvimento global da criança. Por isso, o presente trabalho monográfico, com o título, “As principais contribuições da família para aprendizagem do aluno na educação básica de uma escola de Grajaú – MA” teve enquanto problema de pesquisa o seguinte questionamento: de que forma ocorre a participação da família na escola para que haja um bom desenvolvimento da aprendizagem do aluno? E como objetivo geral, analisar a participação da família no desenvolvimento da aprendizagem da criança. A metodologia empregada na elaboração da monografia foi através de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo em uma escola pública, localizada na urbana da cidade de Grajaú – MA. A revisão teórica da pesquisa, que é de cunho qualitativo, foi realizada por meio do uso de materiais como livros, apostilas e artigos científicos encontrados através do google acadêmico. O texto está fundamentado, teoricamente, em algumas obras como: Araújo (2019), Bahia (2020), Brasil (1988), Castro (2012) e Lück (2009), dentre outros. Nas considerações finais procuramos realizar algumas reflexões sobre os nossos objetivos e as informações coletadas na pesquisa de campo e chegamos à conclusão de que a escola tem o dever de conhecer as realidades das famílias dos seus alunos, o contexto onde elas estão inseridas, sempre com o intuito de poder intervir e acionar os familiares diante de possíveis problemas. |
Descrição: | The results of educational quality are products of several specific factors that can be both internal and external. The family and school relationship constitutes one of the major factors that influence this process of learning and development of children and adolescents, as the school appears as a complementary means to family action and, in turn, depends on the wife for overall development. of child. Therefore, the present monographic work, with the title, “The main contributions of the family to student learning in basic education at a school in Grajaú – MA” had os its research problem the following question: how does family participation occur? at school so that there is a good development of student learning? And as a general objective, analyze the family's participation in the child's learning development. The methodology used in preparing the monograph was through a bibliographic review and field research in a public school, located in the urban city of Grajaú – MA. The theoretical review of the research, which is qualitative in nature, was carried out using materials such os books, handouts and scientific articles found through Google Scholar. The text is based, theoretically, on some works such as: Araújo (2019), Bahia (2020), Brasil (1988), Castro (2012) and Lück (2009), among others. In the final considerations, we sought to carry out some reflections on our objectives and the information collected in the field research and we came to the conclusion that the school has a duty to know the realities of its students' families, the context in which they are inserted, always with the with the aim of being able to intervene and contact family members in the face of possible problems. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9520 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CLEIDE DE SOUSA ARRUDA2.pdf | 667,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.