Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES, Ana Jakeline Arrais-
dc.date.accessioned2025-06-26T19:48:55Z-
dc.date.available2025-06-26T19:48:55Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9521-
dc.descriptionAffection and play are elements that must be worked on in Early Childhood Education to strengthen certain principles, respect, understanding and autonomy in the child at all levels. In view of this, the present study entitled “The perception of the Early Childhood Education teacher in relation to affectivity and playing in the child's development process” brought with it the following proposition: What is the perception of the teacher or school teacher? Early Childhood Education about affection and play in the child’s teaching and learning process? With the general objective of analyzing the teacher's perception regarding affection and playing in Early Childhood Education as perspectives for the child's development in the teaching and learning process and, as specific objectives, understanding, theoretically, some aspects of Early Childhood Education, just as affection and play are present in the relationship between teacher and student; analyze whether the emotional relationship between teacher and student has contributed to the development of the child in Early Childhood Education; identify the strategies used by Early Childhood Education teachers that encourage playing as an element of learning for the child; reflect on professional improvement as a factor of security and conviction in teaching Early Childhood Education. The theoretical methodological path to better investigate the object of the research, for this purpose a literature review was carried out, of a qualitative nature, with a phenomenological focus, and a field research based on data collection, a questionnaire that will be delivered to four teachers (as) from a public school in Grajaú - MA. The text is based, theoretically, on some works such as those by Aries (1981), Fernandes (1979), Miranda (2022), Kramer (2007), Lisboa (2012) and others, as well as legislation, the Child Statute and Adolescents - ECA, the Law of Guidelines and Bases 9394/96, National Curricular References for Early Childhood Education and the Curricular Guidelines for Early Childhood Education. In the final considerations we will seek to position ourselves in relation to the objectives outlined at the beginning of the work, verifying whether these objectives were achieved according to the results of the field research. In the final considerations, we highlight the Early Childhood Education teacher's understanding of affection and play that emerges as a determining factor for the success of the educational process at this stage. The commitment to continuous training, the appreciation of pedagogical practice and the recognition of the importance of interpersonal relationships between teacher and student are essential aspects to guarantee an environment conducive to the emotional, social and cognitive development of children.pt_BR
dc.description.abstractA afetividade e o brincar são elementos que devem ser trabalhados na Educação Infantil para que fortaleça na criança, certos princípios, respeito, compreensão e a autonomia em todos os níveis. Diante disso, o presente estudo intitulado “A percepção do(a) professor(a) da Educação Infantil com relação a afetividade e o brincar no processo de desenvolvimento da criança” trouxe consigo a seguinte proposição: Qual a percepção da professora ou do professor da Educação Infantil sobre a afetividade e o brincar no processo de ensino e aprendizagem da criança? Tendo como objetivo geral analisar a percepção da professora ou do professor com relação a afetividade e o brincar na Educação Infantil como perspectivas de desenvolvimento da criança no processo de ensino e aprendizagem e, como objetivos específicos, compreender, teoricamente, alguns aspectos da Educação Infantil, assim como a afetividade e o brincar se faz presente na relação entre professor e aluno; analisar se a relação afetiva entre professor e aluno tem contribuído para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil; identificar as estratégias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil que favoreça o brincar como elemento de aprendizagem por parte da criança; refletir sobre o aprimoramento profissional como fator de segurança e convicção no exercício da docência na Educação Infantil. O percurso teórico metodológico para melhor investigar o objeto da pesquisa, para tanto foi realizada uma revisão de literatura, de cunho qualitativo, com enfoque fenomenológico, e uma pesquisa de campo tendo como base para a coleta de dados um questionário será entregue a quatro professores(as) de uma escola pública de Grajaú - MA. O texto está fundamentado, teoricamente, em algumas obras como as de Aries (1981), Fernandes (1979), Miranda (2022), Kramer (2007), Lisboa (2012) e outros, assim como e as legislações, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Referenciais Curriculares Nacionais para a educação Infantil e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Nas considerações finais destacamos a compreensão do(a) professor(a) da Educação Infantil sobre a afetividade e o brincar que emerge como um fator determinante para o sucesso do processo educativo nessa fase. O compromisso com a formação contínua, a valorização da prática pedagógica e o reconhecimento da importância das relações interpessoais entre professor e aluno são aspectos essenciais para garantir um ambiente propício ao desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Infantil;pt_BR
dc.subjectAfetividade;pt_BR
dc.subjectBrincar;pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education;pt_BR
dc.subjectAffectivity;pt_BR
dc.subjectTo play;pt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA COMPREENSÃO DO(A) PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM RELAÇÃO A AFETIVIDADE E O BRINCAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇApt_BR
dc.title.alternativeTHE EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER’S UNDERSTANDING OF AFFECTIVITY AND PLAY IN THE CHILD’S DEVELOPMENT PROCESSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA JAKELINE ARRAIS ALVES2.pdfTCC de Graduação578,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.