Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Ana Paula Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T20:00:13Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T20:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9522 | - |
dc.description | In recent decades, playful activity has been one of the main curricular components of early childhood education in Brazil, providing opportunities for children to be the protagonists of their own teaching-learning process. Thus, this research was based on analyzing the contributions of play in the pedagogical practice of teachers at an Early Childhood Education school in Grajaú/Ma. To this end, field research, document analysis and questionnaire application with nine teachers from a public school in the Municipality of Grajaú-MA were used as methodology. Through a qualitative approach, the data collected was analyzed and presented in a descriptive way, enabling us to identify during the research that play contributes significantly to the pedagogical practice of the teachers questioned, enabling the development of children's learning. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a atividade lúdica tem sido um dos principais componentes curriculares da educação infantil no Brasil, dando possibilidades de que a criança seja a protagonista do seu próprio processo de ensino aprendizagem. Assim a presente pesquisa pautou- se em , analisar as contribuições do lúdico na prática pedagógica de professores de uma escola de Educação Infantil de Grajaú/Ma. para tanto usou se como metodologia pesquisa de campo, análise documental e aplicação de questionário com nove professores de uma escola da Rede pública Municipal de Grajaú- MA. Através de uma abordagem qualitativa, os dados coletados, foram analisados e apresentados de forma descritiva, nos possibilitando a identificar durante a pesquisa que o lúdico contribui de forma significativa na prática pedagógica dos professores questionados, possibilitando o desenvolvimento da aprendizagem da criança. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Lúdico; | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da criança | pt_BR |
dc.subject | Playful; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice; | pt_BR |
dc.subject | Child learning | pt_BR |
dc.title | O LÚDICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE GRAJAÚ/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | PLAYFULNESS AS A PEDAGOGICAL PRACTICE IN A SCHOOL IN THE CITY OF GRAJAÚ/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA GOMES DE OLIVEIRA2.pdf | TCC de Graduação | 653,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.