Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ana Paula Gomes de-
dc.date.accessioned2025-06-26T20:00:13Z-
dc.date.available2025-06-26T20:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9522-
dc.descriptionIn recent decades, playful activity has been one of the main curricular components of early childhood education in Brazil, providing opportunities for children to be the protagonists of their own teaching-learning process. Thus, this research was based on analyzing the contributions of play in the pedagogical practice of teachers at an Early Childhood Education school in Grajaú/Ma. To this end, field research, document analysis and questionnaire application with nine teachers from a public school in the Municipality of Grajaú-MA were used as methodology. Through a qualitative approach, the data collected was analyzed and presented in a descriptive way, enabling us to identify during the research that play contributes significantly to the pedagogical practice of the teachers questioned, enabling the development of children's learning.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, a atividade lúdica tem sido um dos principais componentes curriculares da educação infantil no Brasil, dando possibilidades de que a criança seja a protagonista do seu próprio processo de ensino aprendizagem. Assim a presente pesquisa pautou- se em , analisar as contribuições do lúdico na prática pedagógica de professores de uma escola de Educação Infantil de Grajaú/Ma. para tanto usou se como metodologia pesquisa de campo, análise documental e aplicação de questionário com nove professores de uma escola da Rede pública Municipal de Grajaú- MA. Através de uma abordagem qualitativa, os dados coletados, foram analisados e apresentados de forma descritiva, nos possibilitando a identificar durante a pesquisa que o lúdico contribui de forma significativa na prática pedagógica dos professores questionados, possibilitando o desenvolvimento da aprendizagem da criança.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLúdico;pt_BR
dc.subjectPrática pedagógica;pt_BR
dc.subjectAprendizagem da criançapt_BR
dc.subjectPlayful;pt_BR
dc.subjectPedagogical practice;pt_BR
dc.subjectChild learningpt_BR
dc.titleO LÚDICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE GRAJAÚ/MApt_BR
dc.title.alternativePLAYFULNESS AS A PEDAGOGICAL PRACTICE IN A SCHOOL IN THE CITY OF GRAJAÚ/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA GOMES DE OLIVEIRA2.pdfTCC de Graduação653,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.