Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Paula Silva da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T20:14:41Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T20:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9523 | - |
dc.description | Throughout the texts of this work, all theoretical and field learning achieved during the Supervised Curricular Internship in Management of Systems and School Units in the Pedagogy course is presented. An introduction is being worked on, a chapter about my life story and training, the importance of the internship in defining the professional profile, my perception of the internship field, the experiences, challenges and mediations in the internship in systems management and final considerations. Seeking to achieve the general objective of understanding how the supervised internship in management of educational systems in school units can bring the Pedagogy degree student closer to the professional realities of a teacher. And other specific objectives such as: showing part of my life story and educational background until I arrived at college; present the importance of the internship in defining the professional profile of the Pedagogy student; present perceptions of the internship field; express about the experiences, challenges and mediations during the internship. unravel the problem of how theoretical studies and internship practices in the management of educational systems can encourage Pedagogy students to have greater control over pedagogical responsibilities and skills for better technical qualifications in the professional field? A qualitative research methodology was used. Portraying the experiences lived in the internship carried out at Escola Geração do Saber, expressing all the experiences lived in this internship and, the result of a bibliographic study is also presented using quotes from theorists such as: Cruz 2019; Moura 2019, Smith and Strick 2012, Brasil 1996 and Felinto 2014. Achieving the expected result in presenting data regarding the internship carried out and the importance of the internship in bringing the Pedagogy degree student closer to the professional field. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo dos textos do presente trabalho é apresentado todo aprendizado teórico e de campo alcançado na realização do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares no curso de Pedagogia. Sendo trabalhado uma introdução, um capítulo sobre minha história de vida e formação, a importância do estágio na definição do perfil do profissional, minha percepção sobre o campo de estágio, as experiências, desafios e mediações no estágio em gestão de sistemas e considerações finais. Buscando atingir o objetivo geral entender como o estágio supervisionado em gestão de sistemas educacionais em unidades escolares pode aproximar o aluno de licenciatura em Pedagogia as realidades profissionais de um professor. E outros objetivos específicos como: mostrar parte da minha história de vida e formação escolar até a chegada à faculdade; apresentar a importância do estágio na definição do perfil profissional do aluno de Pedagogia; apresentar as percepções do campo de estágio; expressar sobre as experiências, os desafios e as mediações durante a realização do estágio. desvendar o problema de como os estudos teóricos e práticas de estágio na gestão de sistemas educacionais podem favorecer o aluno de Pedagogia a ter mais domínio de responsabilidades e habilidades pedagógicas para sua melhor qualificação técnica no campo profissional? Sendo empregada uma metodologia de pesquisa qualitativa. Retratando as experiências vividas no estágio realizado na Escola Geração do Saber, expressando todas as experiências vividas neste referido estágio e, também é apresentado o resultado de um estudo bibliográfico utilizando citações de teóricos como: Cruz 2019; Moura 2019, Smith e Strick 2012, Brasil 1996 e Felinto 2014. Alcançando o resultado esperado em apresentar dados referentes ao estágio realizado e, a importância do estágio na aproximação do aluno de licenciatura em Pedagogia com o campo profissional. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Estágio; | pt_BR |
dc.subject | Sistemas e Unidades Escolares; | pt_BR |
dc.subject | Memorial de Formação | pt_BR |
dc.subject | Internship; | pt_BR |
dc.subject | School Systems and Units | pt_BR |
dc.title | MEMORIAL DE FORMAÇÃO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS | pt_BR |
dc.title.alternative | TRAINING MEMORIAL SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN MANAGEMENT OF SCHOOL SYSTEMS AND UNITS: TRAINING EXPERIENCES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA SILVA DA CONCEIÇÃO SANTOS2.pdf | TCC de Graduação | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.