Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPESSOA, Carla de Sousa Silva-
dc.date.accessioned2025-06-26T20:52:18Z-
dc.date.available2025-06-26T20:52:18Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9526-
dc.descriptionPlayfulness in the rural context provides Early Childhood Education students with skills and competencies aimed at contact with nature, when based on pedagogical training. The purpose of this research is to understand the importance of playfulness in Early Childhood Education in a rural school in the municipality of Grajaú- MA. For this, a bibliographical survey and field research were carried out. In this sense, the general objective of our research was to understand the importance of playfulness in Early Childhood Education at Escola do Campo Gonçalves Dias in Grajaú – MA. The methodology adopted in the qualitative research approach, which initially involved bibliographical research and later field research. Portraying the theme, the theoretical contributions of several authors were used, including: Caldart (2002); Friedman (2012); Kishimoto (2010); Santos (2002), legal documents, among others. The field research took place in a rural school, in Povoado Bela Estrela in the municipality of Grajaú – MA. The research subjects were four teachers who work in Early Childhood Education. The research instrument adopted was an interview with open and closed questions, based on a previously prepared script. From the results, it was possible to see that playfulness is a very important pedagogical tool for building the intellectual and social development of children, and that it stimulates motor, affective, social, moral and cognitive skills. Recognizing the natural environment of Rural Education as extremely important.pt_BR
dc.description.abstractA ludicidade no contexto rural possibilita aos estudantes da Educação Infantil habilidades e competências direcionadas ao contato com a natureza, quando fundamentados em uma formação pedagógica. A presente pesquisa tem por finalidade compreender a importância da ludicidade na Educação Infantil em uma escola do campo no município de Grajaú- MA. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo. Nesse sentido, o objetivo geral de nossa pesquisa foi compreender a importância da ludicidade na Educação Infantil na Escola do Campo Gonçalves Dias em Grajaú – MA. A metodologia adotada na pesquisa de abordagem qualitativa, onde se deu inicialmente a pesquisa bibliográfica e posteriormente a pesquisa de campo. Retratando a temática utilizouse das contribuições teóricas de vários autores, dentre eles: Caldart (2002); Friedman (2012); Kishimoto (2010); Santos (2002), documentos legais, dentre outros. A Pesquisa de campo ocorreu em uma escola do campo, no Povoado Bela Estrela do município de Grajaú – MA. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores que trabalham com a Educação Infantil, o instrumento de pesquisa adotado foi a entrevista com perguntas abertas e fechadas, a partir de um roteiro prévio elaborado. A partir dos resultados foi possível perceber que a ludicidade é um instrumento pedagógico muito importante para a construção do desenvolvimento intelectual e social das crianças, e que, estimula habilidades motoras, afetivas, sociais, morais e cognitivas. Reconhecendo o meio natural da Educação do Campo de suma importância.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectInfância;pt_BR
dc.subjectBrincar;pt_BR
dc.subjectZona rural;pt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectInfancy;pt_BR
dc.subjectTo play;pt_BR
dc.subjectCountryside;pt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.titleO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICIPÍO DE GRAJAÚ – MApt_BR
dc.title.alternativePLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN A COUNTRY SCHOOL IN GRAJAÚ – MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA DE SOUSA SILVA PESSOA2.pdfTCC de Graduação650,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.