Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9527
Título: POTENCIALIDADES DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): POTENTIAL OF GAMES AND PLAY FOR LEARNING FOR CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Autor(es): GOIS, Carleandra Marques de
Palavras-chave: Jogos;
Brincadeiras;
Educação Infantil
Games;
Jokes;
Early Childhood Education
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: É na infância que a criança vivencia por meio do brincar, descobertas que aos poucos vão se transformando em aprendizagens. Em cada descoberta criança traz consigo uma história única, vivencia aventuras e desafios que moldam sua personalidade e suas experiências e formulam suas hipóteses sobre o mundo. Vivencias estas que devem ser também proporcionadas pela Educação Infantil, por meio de jogos e brincadeiras que proporcione às crianças aprendizagens significativas. A presente pesquisa parte da problemática, como os Jogos e brincadeiras estimulam a autonomia e aprendizagem das crianças na educação infantil? tem como objetivo geral compreender o potencial dos jogos e brincadeiras para estimular a aprendizagem das crianças da educação infantil, já como objetivo específico destaca-se: refletir sobre o desenvolvimento das brincadeiras na Educação Infantil. Para tanto usou-se uma abordagem qualitativa, usando como fundamentação teórica autores a exemplo de Fortuna (2012) que trata da A importância de brincar na infância. Pedagogia do brincar, entre outros A metodologia pautou-se em pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória. Desta forma o estudo evidenciou que „os jogos e brincadeiras estão enraizados na história, representando, produzindo e reproduzindo cultura. É nesta perspectiva que se destaca o potencial dos jogos e brincadeiras no estímulo da aprendizagem , uma vez que, são atividades que se exercidas livremente por se só já proporciona experiencias que resultam em aprendizagens, e se exercida de forma direcionada, ou seja orientada pelo educador, direciona a criança ao desenvolvimento de aprendizagens específicas de acordo com o planejamento do professor.
Descrição: It is in childhood that the child experiences, through play, discoveries that gradually become learning. In each discovery, the child brings with him a unique story, experiences adventures and challenges that shape his personality and his experiences and formulates his hypotheses about the world. These experiences should also be provided by Early Childhood Education, through games and games that provide children with meaningful learning. The present research starts from the problem, howdo games stimulate children's autonomy and learning in early childhood education? Its general objective is to understand the potential of games to stimulate the learning of children in Early Childhood Education, while the specific objective is to reflect on the development of games in Early Childhood Education. To this end, a qualitative approach was used, using as theoretical foundation authors such as Fortuna (2012) who deals with The importance of playing in childhood. Pedagogy of play, among others The methodology was based on bibliographic research, of the exploratory type. In this way, the study showed that 'games and games are rooted in history, representing, producing and reproducing culture. It is in this perspective that the potential of games and games in stimulating learning is highlighted, since they are activities that, if exercised freely by themselves, already provide experiences that result in learning, and if exercised in a directed way, that is, guided by the educator, directs the child to the development of specific learning according to the teacher's planning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9527
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

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