Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9528
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ANÁLISE DO ENSINO BILÍNGUE DA ESCOLA DA ALDEIA BENJAMIN - TERRA INDÍGENA BACURIZINHO - GRAJAÚ-MA
Título(s) alternativo(s): INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION: ANALYSIS OF BILINGUAL EDUCATION AT THE BENJAMIN VILLAGE SCHOOL - BACURIZINHO INDIGENOUS LAND - GRAJAÚ-MA
Autor(es): GUAJAJARA, Daiane Lopes Oliveira
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena;
Ensino Bilíngue
Indigenous School Education;
Bilingual Education
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: UFMA
Resumo: O objetivo deste trabalho é trazer um retrospecto histórico e político da educação escolar indígena e fazer uma análise do ensino bilíngue da escola da aldeia Benjamin-terra indígena Bacurizinho, município de Grajaú-MA. Tendo em vista as lutas e os movimentos ao longo da história da educação brasileira, procurou-se responder o seguinte problema da pesquisa: de que forma a Lei do ensino bilíngue estar sendo cumprida na Escola aldeia Benjamin, terra indígena Bacurizinho, no Município de Grajaú, MA? O objetivo geral foi analisar de que forma a Lei do ensino bilíngue estar sendo cumprida na Escola Zary da aldeia Benjamin, terra indígena Bacurizinho, no Município de Grajaú-MA. Nessa perspectiva, destaco as lutas dos povos indígenas por uma educação específica que devem contemplar os aspectos históricos, sociais e culturais. Este trabalho busca analisar a educação escolar indígena, as dificuldades dos professores indígenas que realizam o ensino bilíngue na educação escolar indígena, e para que essa aprendizagem seja significativa para o alunado indígena.
Descrição: The objective of this work is to provide a historical and political overview of education indigenous school; Analysis of bilingual teaching at the Benjamin-terra village school indigenous Bacurizinho, municipality of Grajaú-MA. In view of the struggles and movements throughout the history of Brazilian education, we sought to answer the following research problem: The general objective was to analyze how the Law of Bilingual teaching does not seem to be being implemented at the Zary School in Benjamin village, Bacurizinho indigenous land, in the Municipality of Grajaú-MA. From this perspective, I highlight the struggles of indigenous peoples for a specific education that must include historical, social and cultural aspects, this work seeks to present education indigenous school, the difficulties of indigenous teachers who guide teaching bilingual education in indigenous school education, and the difficulties that teachers face Indigenous people struggle to make this learning meaningful for the student.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9528
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE LOPES OLIVEIRA GUAJAJARA2.pdfTCC de Graduação908,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.