Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Dayse de Jesus-
dc.date.accessioned2025-06-27T11:47:48Z-
dc.date.available2025-06-27T11:47:48Z-
dc.date.issued2024-01-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9529-
dc.descriptionThis work addresses the crucial theme of literacy in Early Childhood Education, highlighting the importance of sensitive and integrated pedagogical strategies in this fundamental context of child development. Based on contemporary pedagogical theories and contributions from Brazilian authors, the study's general objective is to analyze the practice of literacy in early childhood education. The research is justified in showing that literacy in Early Childhood Education are fundamental for the development of children, as it is at this stage that they begin to understand the literate world that surrounds them. This research adopts a qualitative approach, in this sense, it was decided to conduct a semi-structured interview. Furthermore, to further enrich the understanding of the context under study, this research incorporates field research. The results highlight the need for a comprehensive and collaborative approach, recognizing literacy as a dynamic and integral process in which children build knowledge from their experiences, play and social interactions. This summary offers a panoramic view of the essential role of literacy in Early Childhood Education, highlighting the relevance of innovative pedagogical practices adapted to the specific needs of children at this crucial stage of development.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a temática crucial da alfabetização e letramento na Educação Infantil, destacando a importância de estratégias pedagógicas sensíveis e integradas nesse contexto fundamental do desenvolvimento infantil. Fundamentado em teorias pedagógicas contemporâneas e contribuições de autores brasileiros, o estudo tem como objetivo geral, analisar a prática da alfabetização e do letramento na educação infantil. A pesquisa justifica-se em mostrar que, a alfabetização e letramento na Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois é nessa fase que elas começam a compreender o mundo letrado que as cerca. A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, nesse sentido, optou-se por conduzir uma entrevista semiestruturada. Além disso, para enriquecer ainda mais a compreensão do contexto em estudo, esta pesquisa incorpora a pesquisa de campo. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem abrangente e colaborativa, reconhecendo a alfabetização como um processo dinâmico e integral no qual as crianças constroem conhecimento a partir de suas experiências, brincadeiras e interações sociais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectLetramento;pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLiteracy;pt_BR
dc.subjectLiteracy;pt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativeLITERACY AND LITERACY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYSE DE JESUS COSTA2.pdfTCC de Graduação778,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.