Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/953
Título: LEITURA DE IMAGEM COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: Uma possibilidade de inserção das obras de Elenilson Araújo Rocha em sala de aula
Autor(es): Marques, Jessyca Jully Braveres
Palavras-chave: Leitura
Imagem
Ensino da Arte
Prática pedagógica
Arte local
Reading
Image
Art Education
Teaching practice
Local art
Data do documento: 5-Abr-2016
Resumo: Esta monografia aborda a leitura de imagem como prática pedagógica priorizando uma possibilidade de inserção das obras de um artista da cidade de São Bernardo – MA, em sala de aula. Assim como é essencial à leitura de textos escritos, também, se faz importante a alfabetização do olhar e a leitura de imagens visuais, tendo em vista que, vivemos rodeados de uma variedade de imagens sem saber como somos influenciados por elas. Levando em consideração a valorização da leitura das obras de um artista local, Elenilson Araújo Rocha, a pesquisa se deu de modo qualitativo, pesquisa de campo e bibliográfica. Por meio desta pesquisa, percebe-se que qualquer imagem pode ser lida e interpretada, com o auxílio da mediação do professor. Também, se observa que a leitura das obras de um artista local possibilita ao aluno conhecimentos técnicos, estéticos e culturais, valorizando e conhecendo o seu entorno, educando seu olhar e transformando-o em um olhar crítico.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/ Língua Portuguesa da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciada em Linguagens e Códigos com habilitação em Língua Portuguesa
URI: http://hdl.handle.net/123456789/953
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JessycaJullyBraveresMarques.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.