Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9530
Título: O DESENHO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA INDÍGENA TENETEHARA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES BILINGUES
Título(s) alternativo(s): DRAWING AS AN EXPRESSION OF INDIGENOUS TENETEHARA CULTURE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CONCEPT OF BILINGUAL TEACHERS
Autor(es): GUAJAJARA, Domiciano Grigório
Palavras-chave: Desenho;
Cultura indígena;
Educação Infantil;
Professores bilíngues
Drawing;
Indigenous culture;
Early Childhood Education;
Teachers bilinguals
Data do documento: 24-Nov-2023
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e traz uma discussão do desenho como expressão da cultura indígena Tenetehara na educação infantil, trazendo uma concepção de professores indígenas bilingues. De modo que o objetivo geral da pesquisa pautou-se em analisar o desenho como forma de expressão da cultura indígena Tenetehara na educação infantil na concepção dos professores bilíngues de uma Pré-Escola Indígena de Grajaú-MA. Considerando a necessidade de uma Educação bilíngue em todas as suas possibilidades, nas comunidades indígenas, este trabalho se destaca pela relevância da abordagem do desenho como meio que possibilita o desenvolvimento do ensino aprendizagem e valorização da arte na cultura indígena. Para tanto, realizou-se bibliográficas sobre o tema a exemplo de Delmondez (2014), Scandiuzzi (2009), Velthem (2010), Radvanskei e Bachmann (2013), Grupioni (2006), e pesquisa de campo, usando como coleta de dados entrevistas semiestruturadas com professores bilíngues da escola lócus da pesquisa. Todos os dados coletados foram analisados de forma crítica e reflexiva e apresentados de forma descritiva. Durante a análise dos dados, percebemos que os professores a todo tempo, buscam essa relação entre comunidade e escola, relacionando sempre os saberes culturais com os conteúdos escolares, partindo da arte, costume e cultura para a contextualização dos conteúdos escolares, e que o desenho é meio pedagógico fundamentado para a realização deste trabalho na educação infantil.
Descrição: The present research is of qualitative approach and makes a discussion of the drawing as an expression of the indigenous culture tenetehara in early childhood education, bringing a conception of bilingual indigenous teachers. Thus, the general objective of the research was to analyze the drawing as a form of expression of the Tenetehara indigenous culture in early childhood education in the conception of the bilingual teachers of an Indigenous Pre-School of Grajaú-MA.Considering the need for a bilingual education in all its possibilities, in indigenous communities, this work stands out for the relevance of the drawing approach as a means that enables the development of teaching learning and appreciation of art in indigenous culture. To this end, bibliographic research on the subject was carried out, such as Delmondez (2014), Scandiuzzi (2009), Velthem (2010), Radvanskei and Bachmann (2013), Grupioni (2006), and field research, using as data collection semi-structured interviews with bilingual teachers of the school locus of the research. All collected data were analyzed critically and reflexively and presented descriptively. During the analysis of the data, we noticed that teachers at all times, seek this relationship between community and school, always relating cultural knowledge with school contents, starting from art, custom and culture to the contextualization of school contents, and that drawing is a pedagogical means foundation for the accomplishment of this work in early childhood education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9530
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOMICIANO GRIGÓRIO GUAJAJARA2.pdfTCC de Graduação5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.