Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9531
Título: | LER E ESCREVER NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA DE GRAJAÚ - MA |
Título(s) alternativo(s): | READING AND WRITING IN THE FIRST YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL AT THE PUBLIC SCHOOL OF GRAJAÚ - MA |
Autor(es): | CARMO, Douglas Ferreira do |
Palavras-chave: | Escola; Anos Iniciais; Ensino; Leitura e Escrita; Métodos School; Early Years; Teaching; Reading and writing; Methods |
Data do documento: | 15-Jan-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Como foco principal para os estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem no ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Grajaú do Maranhão, neste trabalho se busca desvendar o problema de investigação quais metodologias utilizadas pelos professores são as mais eficazes para que os alunos aprendam a ler e a escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para responder essa pergunta, nosso objetivo geral é investigar as metodologias de alfabetização utilizadas pelos professores de escola públicas de Grajaú - MA para o ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos temos: apresentar um histórico do ensino de leitura e escrita no Brasil com base em legislações educacionais; apontar a conceituação e metodologias de alfabetização; discutir a formação dos professores alfabetizadores, suas dificuldades e conhecimentos a respeito das metodologias; identificar a metodologias utilizadas na prática de ensino de leitura e escrita dos professores nos primeiros anos do ensino fundamental. E, a questão norteadora é entender o percurso histórico, político e pedagógico da evolução da educação alfabetizadora no Brasil até os dias atuais, e, perceber como as metodologias ativas podem ser úteis na melhoria do ensino de leitura e escrita enquanto promovem a formação social, política e cultural das crianças nas suas escolas públicas da cidade de Grajaú. Enquanto que, para criar o presente trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas com método investigativo explicativo numa investigação qualitativa, fazendo uso de citações de teóricos como: Almeida 2017; Barbalho, 2019; Bom-Fim, 2013; Brasil, 1988; Coimbra, 2020 e Jardini, 2018. Mas, na segunda parte das investigações que já foi de campo forma entrevistados cinco professores de anos iniciai do Ensino Fundamental de escolas da zona urbana e rural desta cidade de Grajaú entre os meses de outubro e novembro de 2023, coletando dados nas entrevistas e apresentando estes em quadro seguindo de comentários de análise crítica entre os quadros de respostas. |
Descrição: | As the main focus for studies on the teaching and learning process in teaching reading and writing in the initial years of Elementary School in public schools in the city of Grajaú do Maranhão, this work seeks to unravel the research problem which methodologies used by teachers are the most effective ways for students to learn to read and write in the early years of elementary school? To answer this question, our general objective is to investigate the literacy methodologies used by public school teachers in Grajaú - MA to teach reading and writing in the early years of Elementary School. The specific objectives are: to present a history of teaching reading and writing in Brazil based on educational legislation; point out the conceptualization and methodologies of literacy; discuss the training of literacy teachers, their difficulties and knowledge regarding methodologies; identify the methodologies used in the practice of teaching reading and writing by teachers in the first years of elementary school. And, the guiding question is to understand the historical, political and pedagogical path of the evolution of literacy education in Brazil to the present day, and to understand how active methodologies can be useful in improving the teaching of reading and writing while promoting social formation, political and cultural aspects of children in their public schools in the city of Grajaú. While, to create this work, bibliographical research was carried out with an explanatory investigative method in a qualitative investigation, using quotes from theorists such as: Almeida 2017; Barbalho, 2019; Bom-Fim, 2013; Brazil, 1988; Coimbra, 2020; collecting data in interviews and presenting them in a table followed by critical analysis comments between the response tables. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9531 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOUGLAS FERREIRA DO CARMO2.pdf | TCC de Graduação | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.