Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Edileia Conceição-
dc.date.accessioned2025-06-27T12:16:36Z-
dc.date.available2025-06-27T12:16:36Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9532-
dc.descriptionThe Internship in Teaching in Early Childhood Education of the Pedagogy Course aims to boost the development of skills and competencies, integrating theory with practice, so that through the practice of the Internship experience complements the training of the student. In this sense, the present research addresses some questions related to the Teaching Internship in Early Childhood Education, with the objective of identifying the contributions of the Supervised Internship to teacher training. To this end, the research was based on a qualitative approach, while the methodology used was based on bibliographic and field research, based on experiences lived in the regency of the Supervised Internship in teaching in Early Childhood Education of a CEMEI in Alto-Brasil, Ma. Interviews and a field diary were used as data collection instruments. Thus, the study demonstrated that the Supervised Internship contributes to teacher training, enabling the narrowing between theory and practice, in the same way that it contributes to a better understanding of the specificities of this stage of basic education. From the point of view of the granting school, we know that at the same time that we learn, we also teach. This research, therefore, is only a first step towards the development of studies that seek to know the contributions of the Internship both to the academic teacher training and to the institutions that receive them.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio em Docência na Educação Infantil do Curso de Pedagogia tem como finalidade impulsionar o desenvolvimento de habilidades e competências, integrando a teoria com a prática, de forma que por meio da prática da vivência do Estágio complementa a formação do acadêmico. Neste sentido a presente pesquisa aborda algumas questões relacionadas sobre o Estágio em Docência na Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente. Para tanto a pesquisa pautouse em uma abordagem qualitativa, já a metodologia usada, baseou-se em pesquisa bibliográfica e de campo, a partir de experiencias vivenciadas na regência do Estágio Supervisionado em docência na Educação Infantil de uma CEMEI de Alto- Brasil-MA. Como instrumento de coletas dados usou-se entrevistas e diário de campo. De modo que o estudo demonstrou que o Estágio supervisionado contribui com a formação docente, possibilitando o estreitamento entre teoria e prática, da mesma forma que contribui para um melhor entendimento das especificidades desta etapa da educação básica. A partir da visão da escola concedente conhecemos que ao mesmo tanto que aprendemos, também ensinamos. Esta pesquisa, portanto, é apenas um primeiro passo para desenvolvimento de estudos que busquem conhecer as contribuições do Estágio tanto para a formação docente do acadêmico, quanto para as instituições que os recebem.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionado;pt_BR
dc.subjectDocência;pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSupervised Internship;pt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CEMEI DE ALTO BRASIL- MApt_BR
dc.title.alternativeSUPERVISED INTERNSHIP IN TEACHING: EXPERIENCES EXPERIENCED IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AT A CEMEI IN ALTO BRASIL- MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILEIA CONCEIÇÃO SILVA2.pdfTCC de Graduação438,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.