Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9534
Título: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL EM GRAJAÚ - MA
Título(s) alternativo(s): FAMILY PARTICIPATION IN SCHOOL AND ITS CONTRIBUTION TO THEIR CHILDREN'S LEARNING AND DEVELOPMENT IN EARLY CHILDHOOD AND ELEMENTARY EDUCATION IN GRAJAÚ - MA
Autor(es): SOUZA, Élida Patrícia dos Santos Andrade
Palavras-chave: Integração;
Desenvolvimento integral;
educação infantil
integration;
development;
early;
childhood education
Data do documento: 6-Out-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho discute como os pais de crianças da educação infantil e ensino fundamental podem contribuir para o bom rendimento escolar dos seus filhos. O objetivo é desvendar os benefícios da interação entre pais e professores, considerando que a escola é um espaço social que visa o desenvolvimento integral dos alunos. O trabalho também aborda o papel dos professores em envolver os pais das crianças nas atividades escolares, bem como a importância de um modelo de gestão escolar democrático e participativo que aproxime a escola da sua comunidade. O tema deste trabalho é relevante porque uma das dificuldades enfrentadas por escolas de educação infantil na cidade de Grajaú é a falta de interesse de parte dos pais dos alunos em apoiar seus filhos na sua formação intelectual e social. Os métodos utilizados para realizar este estudo foram a pesquisa teórica bibliográfica e virtual, com base em leituras cognitivas e parâmetros legais dos sistemas de ensino brasileiro, e a pesquisa de campo descritiva, com entrevistas a quatro professores de educação infantil e ensino fundamental na cidade de Grajaú, no mês de junho de 2023.
Descrição: This work discusses how parents of children in preschool and elementary school can contribute to their children‟s academic performance. The objective is to unveil the benefits of the interaction between parents and teachers, considering that school is a social space that aims at the integral development of students. The work also addresses the role of teachers in involving the parents of children in school activities, as well as the importance of a democratic and participatory school management model that brings the school closer to its community. The theme of this work is relevant because one of the difficulties faced by preschools in the city of Grajaú is the lack of interest of some parents of students in supporting their children in their intellectual and social formation. The methods used to conduct this study were theoretical bibliographic and virtual research, based on cognitive readings and legal parameters of the Brazilian education systems, and descriptive field research, with interviews with four preschool and elementary school teachers in the city of Grajaú, in June 2023.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9534
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉLIDA PATRÍCIA DOS SANTOS ANDRADE SOUZA2.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.