Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SARAIVA, Ellem Maria Reis Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T12:57:36Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T12:57:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9535 | - |
dc.description | This memoir describes my academic and personal journey from primary school to higher education. In the process of reviewing my experiences for this memoir, I was able to understand how Pedagogy was present at various moments in my life. Divided into eight sections, this education memoir aims to chronologically cover memory processes, experiences and reflections from childhood, adolescence to adulthood, and through the stages of formal education, from early childhood to higher education. The reflective analysis employed here aims to value the subjective world of ideas and thoughts. In addition, my prose character also improves my understanding of my memories, my reflections and my own experiences, especially for myself, but also for readers. In the period narrated, the aim is to simulate, through theoretical-academic-conceptual analysis, real experiences of coexistence and social context, as well as autobiographical journeys of training in formal education, using mainly the concept of "collective memory". The research question is: How did the experience in the Supervised Curricular Internship in Teacher Training contribute to my teacher training? The objectives are as follows: 1. Narrate the experience of the Supervised Curricular Internship in the Training of Trainers; 2. Analyze the contributions of the Supervised Curricular Internship in the Training of Trainers to my self-education; 3. Identify the problems encountered in the context of school inclusion in the development of the Supervised Curricular Internship in the Training of Trainers. Also presented in this work is a part of the bibliographic review when different theorists were cited such as: (MOURA, 2019), (BRITO; MOURA, 2021), (VENTURA; CRUZ, 2019), (MENNA, 2003), (FREIRE, 2012) among others duly cited and related in the references of this work. The Internship in Training for Trainers took place between August and December 2022 in a school in the city of Grajaú-MA. This work highlights moments that were fundamental to my training as a pedagogue. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Memorial descreve minha trajetória acadêmica e pessoal da Educação Básica ao Ensino Superior. No processo de resgate das experiências vividas para o Memorial foi possível compreender como a Pedagogia esteve presente em vários momentos da minha vida. Dividido em oito seções, este memorial de formação pretende abranger cronologicamente processos de memória, experiências e reflexões desde a infância, adolescência até a idade adulta, e pelas etapas da educação formal, desde a primeira infância até o ensino superior. A análise reflexiva aí empregada visa valorizar o mundo subjetivo das ideias e dos pensamentos. Além disso, meu personagem em prosa também melhora minha compreensão de minhas memórias, minhas reflexões e minhas próprias experiências, especialmente para mim, mas também para os leitores. No período narrado, pretende-se simular, por meio de análises teórico-acadêmicoconceituais, experiências reais de convivência e contexto social, bem como percursos autobiográficos de formação na educação formal, valendo-se principalmente do conceito de "memória coletiva". Tendo como questão de pesquisa: Como a experiência no Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores contribuiu para minha formação docente? Os objetivos são os seguintes: 1. Narrar a experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores; 2. Analisar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores, para minha autoformação; 3. Identificar as problemáticas encontradas no âmbito da inclusão escolar no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores. Também sendo apresentado neste trabalho uma parte de revisão bibliográfica quando diferentes teóricos foram citados como: (MOURA, 2019), (BRITO; MOURA, 2021), (VENTURA; CRUZ, 2019), (MENNA, 2003), (FREIRE, 2012) dentre outros devidamente citados e relacionados nas referências do presente trabalho. O Estágio em Formação de Formadores realizado entre os meses de agosto e dezembro do ano de 2022 numa escola da cidade de Grajaú-MA. Este trabalho destaca momentos que foram fundamentais para a minha formação como Pedagoga. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Memorial; | pt_BR |
dc.subject | Formação de formadores; | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Memorial; | pt_BR |
dc.subject | Training of trainers; | pt_BR |
dc.subject | Internship | pt_BR |
dc.title | MEMORIAL DE FORMAÇÃO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES E A INCLUSÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS | pt_BR |
dc.title.alternative | TRAINING REPORT SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN TRAINING FOR TRAINERS AND SCHOOL INCLUSION: TRAINING EXPERIENCES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELLEM MARIA REIS RODRIGUES SARAIVA2.pdf | TCC de Graduação | 6,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.