Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9537
Título: | Literatura infantojuvenil fantástica: um resgate de Júlia Lopes de Almeida |
Título(s) alternativo(s): | Children's and young adult fantasy literature: a rescue of Júlia Lopes de Almeida |
Autor(es): | GOMES, Ana Luiza Ramos |
Palavras-chave: | Literatura Infantojuvenil Brasileira; Literatura fantástica; Contos infantis. Brazilian Children's and Youth Literature; Fantastic Literature; Children's Tales. |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo realizar um resgate historiográfico e literário da escritora Júlia Lopes de Almeida, com foco na Literatura Infantojuvenil Fantástica, por meio da obra Contos Infantis (1891), escrita em parceria com Adelina A. Lopes Vieira. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, com uma análise literária detalhada dos contos da autora, baseada em uma amostra representativa de cinquenta e oito contos. O foco da pesquisa está na identificação das características do modo fantástico, considerando a obra como a primeira produção infantojuvenil fantástica brasileira e destacando a autoria feminina na historiografia do gênero. A análise se apoia nas contribuições teóricas de autores da literatura infantojuvenil, como Mortatti (2000), Gouvêa (2000) e Zilberman (2003), além de teóricos da literatura fantástica, como Todorov (2008), Ceserani (2006), García (2019), Furtado (1980), Gama-Khalil (2013), Matangrano e Tavares (2019). A metodologia envolve a identificação e análise dos elementos fantásticos presentes nos contos, como fadas, sonhos premonitórios, animais antropomorfizados e anjos, e a exploração de como esses elementos contribuem para a formação moral e estética do público infantojuvenil. A proposta de Almeida ao escrever Contos Infantis (1891) era utilizar o material na formação escolar primária, com o objetivo de transmitir ensinamentos morais de forma lúdica, compreensiva e acessível. Como resultados parciais, foram identificados nove contos com elementos fantásticos, confirmando o uso do modo fantástico como uma estratégia para tornar mais acessível o caráter moralizante dos contos. |
Descrição: | ABSTRACT This research aims to conduct a historiographical and literary rescue of the writer Júlia Lopes de Almeida, with an emphasis on Fantastic Children’s Literature, through the work Contos Infantis (1891), written in partnership with Adelina A. Lopes Vieira. The goal is to perform a literary analysis of the stories written by the author, using a qualitative approach with a representative sample of fifty-eight tales. The focus is on identifying the characteristics of the fantastic mode, which would characterize the work as the first Brazilian production of Fantastic Children’s Literature, incorporating female authorship into the historiography of the genre. The adopted methodology is of a qualitative nature, involving a detailed literary analysis of a representative sample of fifty-eight stories. The theoretical framework of the research is based on the contributions of authors in the field of children's literature, such as Mortatti (2000), Gouvêa (2000), and Zilberman (2003), as well as theorists of fantastic literature, such as Todorov (2008), Ceserani (2006), García (2019), Furtado (1980), Gama-Khalil (2013), Matangrano and Tavares (2019). The study aims to identify the fantastic elements present in the stories, such as fairies, prophetic dreams, anthropomorphized animals, and angels, among others, and analyze how these elements contribute to the moral and aesthetic formation of the young audience. Almeida's intention when writing Contos Infantis was to use the material for primary school education, aiming to convey moral teachings in a playful and accessible manner. As partial results, it is possible to identify nine stories that present fantastic elements, such as fairies, dreams as omens, anthropomorphized animals, omens, angels, and others. Furthermore, Almeida's proposal when writing Contos Infantis (1891) was for this material to be used in primary school education, contributing to moral and aesthetic education. Therefore, to make the moralizing nature of the stories more accessible, in a playful, comprehensible, and affective way for the young audience, the fantastic mode was justified as a strategy. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9537 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Licenciatura Plena em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA_GOMES.PDF | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.