Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIBEIRO, Eloides Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T16:38:00Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T16:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9539 | - |
dc.description | The Teacher Training Program for Basic Education (PARFOR) seeks to improve the offer of teacher training, and, through the Federal University of Maranhão, is responsible for the training of several professionals who currently work in Basic Education in Grajaú and neighboring municipalities. Considering the fact that the largest percentage of the public that currently benefits from the program is female, and that I am one of the beneficiaries of the program, the present research seeks to analyze the main challenges faced by me and the other student teachers in the process of completing the graduation in the Pedagogy course at PARFOR in Grajaú. Thus, it starts from the following problem: whatare the main challenges that students face to complete Higher Education in the National Plan for the Training of Teachers of Basic Education (PARFOR), at UFMA, Grajaú Campus? Thus, it was based on a bibliographic review, of a qualitative nature, focusing on my personal history as an academic and author of this study. In a reflexive study, the study reveals that the main challenges faced by me throughout the course are related to facing the reality of the cultural context of devaluation of women historically impregnated, being challenging and almost inhumane, to shoulder all responsibilities, trying to reconcile the home, domestic chores, family, the professional aria and our educational investment. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Formação de Professores para a Educação Básica-PARFOR, busca melhorar a oferta de formação de professores, e, por meio da Universidade Federal do Maranhão é responsável pela formação de vários profissionais que hoje atuam na Educação Básica de Grajaú e municípios vizinhos. Considerando o fato de que a maior porcentagem do público que hoje se beneficia do programa é do gênero feminino, e que sou eu uma das beneficiadas do programa. A presente pesquisa, busca analisar os principais desafios enfrentados por mim e as demais professoras alunas no processo de conclusão da graduação no curso de Pedagogia do PARFOR em Grajaú. Assim, parte do seguinte problema: quais os principais desafios as alunas/ professoras encontram para concluir o Ensino Superior no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), na UFMA, Campus de Grajaú? Desse modo, partiu-se de uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, com foco na minha história pessoal como acadêmica e autora deste estudo. De forma o estudo realizado de forma reflexiva, revela que os principais desafios enfrentados por mim ao longo do curso, estão relacionados ao enfrentamento da realidade do contexto cultural de desvalorização da mulher historicamente impregnado, sendo desafiador e quase desumano, arcar com todas as responsabilidades, tentando conciliar, o lar, as tarefas domésticas, a família, a ária profissional e nosso investimento educacional. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Desafios; | pt_BR |
dc.subject | Professoras alunas; | pt_BR |
dc.subject | PARFOR | pt_BR |
dc.subject | Challenges; | pt_BR |
dc.subject | Student teachers; | pt_BR |
dc.subject | PARFOR | pt_BR |
dc.title | OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE AS PROFESSORAS ALUNAS ENCONTRAM PARA CONCLUÍREM NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR EM GRAJAÚ | pt_BR |
dc.title.alternative | THE MAIN CHALLENGES THAT STUDENT TEACHERS FACE IN COMPLETING THE PEDAGOGY COURSE AT PARFOR IN GRAJAÚ | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELOIDES SANTOS RIBEIRO2.pdf | TCC de Graduação | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.