Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9540
Título: ANALISE DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NA CIDADE DE GRAJAÚ/MA
Título(s) alternativo(s): ANALYSIS OF RELIGIOUS EDUCATION IN ELEMENTARY EDUCATION FROM TEACHERS AT A SCHOOL IN THE CITY OF GRAJAÚ/MA
Autor(es): OLIVEIRA, Francisco Caetano da Conceição Sousa
Palavras-chave: Escola;
Ensino Fundamental;
Educação Religiosa;
Professores
School;
Elementary School;
Religious education;
Teachers
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: O tema deste trabalho é relativo aos aspectos da Educação Religiosa no Ensino Fundamental em escolas da cidade de Grajaú do Maranhão. O que foi pesquisado primeiramente, de modo bibliográfico numa metodologia de pesquisa explicativa em estudo teórico qualitativo, fazendo uso de citações de alguns teóricos que tratam esse objeto de pesquisa como: Junqueira 2013, Aquino 2013, Phillipi 2011, Pimentel 2012, para em seguida executar um estudo de campo entrevistando quatro professores de Educação Religiosa e, apresentando os dados coletados seguidos de comentários críticos no presente trabalho. Sempre visando, neste percurso investigativo teórico e prático, dominar saberes sobre aspectos históricos, legais, políticos, pedagógicos, culturais e religiosos envolvidos nas atividades escolar. Alcançar o objetivo geral que foi investigar a importância da disciplina curricular Educação Religiosa no Ensino Fundamental, e, objetivos específicos que foram: fazer levantamento bibliográfico acerca da Educação Religiosa nas escolas, pesquisar a função educacional e social desta disciplina, analisar como as aulas de Educação Religiosa podem promover formação cultural e afetiva nos alunos do Ensino Fundamental lhes favorecendo a viver com mais controle emocional e harmonia espiritual. Sendo ainda apresentado neste trabalho como questão norteadora o que os professores desta referida disciplina curricular precisam para promover uma educação religiosa aos seus alunos de forma ética, ou seja, com isenção de proselitismo religioso, mas, respeitando as diferenças culturais sociais, políticas, e religiosas de outros povos de longe ou de perto. Toda a pesquisa foi feita na cidade de Grajaú do Maranhão entre os meses de outubro e novembro do ano de 2023. Ressaltando que o aprendizado esperado por meio de todos os estudos para elaborar o presente trabalho foi alcançado, tanto no que diz respeito aos estudos bibliográficos como o aprendizado no estudo social entrevistando professores que lecionam ER em escolas públicas desta mesma cidade.
Descrição: The theme of this work is related to aspects of Religious Education in Elementary Education in schools in the city of Grajaú do Maranhão. What was first researched, in a bibliographical way in an explanatory research methodology in a qualitative theoretical study, using quotes from some theorists who deal with this research object such as: Junqueira 2013, Aquino 2013, Phillipi 2011, Pimentel 2012, and then carried out a field study interviewing four Religious Education teachers and presenting the collected data followed by critical comments in the present work. Always aiming, in this theoretical and practical investigative path, to master knowledge about historical, legal, political, pedagogical, cultural and religious aspects involved in school activities. Achieve the general objective, which was to investigate the importance of the curricular subject Religious Education in Elementary Education, and specific objectives, which were: to carry out a bibliographical survey on Religious Education in schools, research the educational and social function of this subject, analyze how Education classes Religious education can promote cultural and emotional formation in elementary school students, helping them to live with more emotional control and spiritual harmony. This work also presents as a guiding question what teachers of this curricular subject need to promote religious education to their students in an ethical manner, that is, with exemption from religious proselytism but, respecting the social, political, and religious cultural differences of other people from far or near. All research was carried out in the city of Grajaú do Maranhão between the months of October and November of the year 2023. Emphasizing that the expected balance through all studies to prepare the present work was achieved, both with regard to bibliographic studies such as learning in social studies by interviewing teachers who teach RE in public schools in the same city.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9540
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO CAETANO DA CONCEIÇÃO SOUSA OLIVEIRA2.pdfTCC de Graduação511,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.