Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9541
Título: A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DE GRAJAÚ - MA
Título(s) alternativo(s): SCHOOL DROPOUT IN THE EDUCATION OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS IN A SCHOOL IN GRAJAÚ - MA
Autor(es): SILVA, Francisco das Chagas Martins da
Palavras-chave: Evasão Escolar;
Educação de Jovens e Adultos;
Grajaú
School Dropout;
Youth and Adult Education;
Grajaú
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo explora a educação de jovens e adultos em uma escola localizada no município de Grajaú, Maranhão, identificando as principais causas da evasão escolar entre esses alunos. Além disso, o trabalho discute a história da educação de jovens durante o período republicano, com um foco especial na educação durante o período militar brasileiro. O estudo apresenta aspectos técnicos da EJA, seus aspectos legislativos e o perfil do profissional que leciona em escolas que atuam nessa categoria de ensino. Destaca-se a importância da formação contínua dos professores e discutem-se as metodologias de ensino comumente empregadas em salas de aula com alunos de diferentes idades. A pesquisa também aborda a realidade da educação de jovens e adultos no âmbitorural, destacando seus pontos fortes e fracos, como a ausência de investimentos governamentais que poderiam melhorar a qualidade do ensino e tornar a escola um lugar mais eficaz para promover, por meio da educação e formação de seus alunos, uma realidade de justiça social. A metodologia utilizada é a investigação bibliográfica com um método explicativo, utilizando interpretações de textos em uma abordagem qualitativa. O material didático utilizado inclui livros, revistas, sites de internet e entrevistas com professores de uma escola na cidade de Grajaú que trabalham com jovens e adultos. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2023.
Descrição: This study explores the education of young people and adults in a school located in the municipality of Grajaú, Maranhão, identifying the main causes of school dropout among these students. In addition, the work discusses the history of education for young people during the republican period, with a special focus on education during the Brazilian military period. The study presents technical aspects of EJA, its legislative aspects and the profile of professionals who teach in schools that work in this teaching category. The importance of ongoing training for teachers is highlighted and the teaching methodologies commonly used in classrooms with students of different ages are discussed. The research also addresses the reality of education for young people and adults in rural areas, highlighting its strengths and weaknesses, such as the lack of government investments that could improve the quality of education and make schools a more effective place to promote, through the education and training of their students, a reality of social justice. The methodology used is bibliographic research with an explanatory method, using interpretations of texts in a qualitative approach. The teaching material used includes books, magazines, websites and interviews with teachers from a school in the city of Grajaú who work with young people and adults. The research was carried out between September and October 2023.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9541
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO DAS CHAGAS MARTINS DA SILVA2.pdfTCC de Graduação407,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.