Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9543
Título: A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO SEXTO ANO EM UMA ESCOLA EM GRAJAÚ-MA
Título(s) alternativo(s): THE INFLUENCE OF MUSIC ON THE TEACHING-LEARNING RELATIONSHIP AND STUDENTS' STAYING IN SIXTH GRADE AT A SCHOOL IN GRAJAÚ-MA
Autor(es): NASCIMENTO, Ildomar Matias do
Palavras-chave: Música;
Aprendizagem;
Permanência;
Escola Pública
Music;
Apprenticeship;
Permanence;
Public school
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A música acompanha o desenvolvimento do homem desde os períodos préhistóricos e vem acompanhando sua evolução. Sendo, portanto, considerada uma linguagem universal, a música se faz presente em todas as ocasiões, até mesmo na escola, influenciando diretamente a pratica pedagógica e a aprendizagem em sala de aula. Neste sentido a presente pesquisa buscou analisar a influência da música para a construção da aprendizagem em uma turma do sexto ano de uma escola pública em Grajaú/MA. Assim é, portanto, uma pesquisa qualitativa. A metodologia usada pautou-se em deu-se inicialmente através de pesquisa bibliográfica e de campo, de modo que a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturada. O estudo revelou que a partir do ensino da música ou o uso da música como recurso didático, os alunos desenvolvem aprendizagens como socialização, interação, expressão, e conhecimentos relacionados a diversidade cultural, além de refletir de forma positiva em habilidades como dicção, oralidade, escrita entre outras.
Descrição: Music has accompanied the development of man since prehistoric periods and has accompanied his evolution. Therefore, it is considered a universal language, music is present at all times, even at school, directly influencing pedagogical practice and learning in the classroom. In this sense, the present research sought to analyze the influence of music for the construction of learning in a sixth grade class of a public school in Grajaú-Ma. Thus, it is qualitative research. The methodology used was initially based on bibliographic and field research, so that data collection was carried out through semistructured interviews. The study revealed that from the teaching of music or the use of music as a didactic resource, students develop learning such as socialization, interaction, expression, and knowledge related to cultural diversity, in addition to reflecting positively on skills such as diction, orality, writing, among others.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9543
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILDOMAR MATIAS DO NASCIMENTO2.pdfTCC de Graduação477,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.