Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9545
Título: | OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA VISÃO DOS EGRESSOS DO PARFOR DA UFMA DO CAMPUS DE GRAJAÚ |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES IN CONSTRUCTING THE COURSE FINAL WORK FROM THE VIEW OF UFMA PARFOR GRADUATES AT THE GRAJAÚ CAMPUS |
Autor(es): | SILVA, Jakeline Barbosa |
Palavras-chave: | TCC; Monografia; Desafios; Egressos; PARFOR TCC; Monography; Challenges; Graduates; PARFOR |
Data do documento: | 17-Jan-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A elaboração do trabalho de conclusão de curso é um momento em que o estudante do ensino superior se depara com suas fragilidades. Normalmente, alguns estudantes passam a sensação de que o TCC é visto como um empecilho no final de sua formação acadêmica, como a indisponibilidade de tempo para realização da pesquisa, o desenvolvimento da fundamentação teórica, do assunto em estudo, e entender a aplicabilidade da metodologia da pesquisa científica. Diante disso, o presente estudo “Os desafios na construção do Trabalho de Conclusão de Curso na visão dos egressos do PARFOR da Universidade Federal do Maranhão do Campus de Grajaú” trouxe consigo a seguinte proposição: Quais os principais desafios que os(as) alunos(as) egressos(as), do Curso de Pedagogia do PARFOR, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão, no Campus de Grajaú, enfrentaram no processo de construção da monografia? Tendo como objetivo geral refletir sobre os maiores desafios que os(as) alunos(as) egressos(as) do Curso de Pedagogia do PARFOR/Campus de Grajaú vivenciaram durante o percurso de construção da monografia e, como objetivos específicos, entender o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, especificamente no município de Grajaú – MA; compreender como se deu o processo de escolha do tema; analisar o estado emocional dos egressos durante a construção das suas monografias e, por fim, entender se houve ou não mudanças na vida profissional dos egressos após a conclusão do Curso de Pedagogia. O percurso teórico metodológico para melhor investigar o objeto da pesquisa, para tanto foi realizada uma revisão de literatura, de cunho qualitativo, e uma pesquisa de campo tendo como base para a coleta de dados um questionário que foi entregue a quatro egressos do PARFOR da UFMA do Campus de Grajaú - MA. O texto está fundamentado, teoricamente, em algumas obras como as de Nascimento (2017), Silva (2016), Soares (2011), Guimarães (2020), Lisboa (2012) e outros, que ajudaram a dialogar para a construção desse trabalho. Nas considerações finais a pesquisa constatou que houve um esforçou individual de cada participante no processo de leitura e escrita durante a produção do TCC, o que os ajudou a vencer essa etapa que, de início, para alguns, foi um momento de muita insegurança. |
Descrição: | Preparing the course conclusion work is a moment in which higher education students are faced with their weaknesses. Typically, some students have the feeling that the TCC is seen as an obstacle at the end of their academic training, such as the unavailability of time to carry out research, develop the theoretical foundation, the subject under study, and understand the applicability of the methodology. of scientific research. In view of this, the present study “The challenges in the construction of the Course Completion Work from the perspective of PARFOR graduates from the Federal University of Maranhão on the Grajaú Campus” brought with it the following proposition: What are the main challenges that students did the graduates of the PARFOR Pedagogy Course, developed by the Federal University of Maranhão, on the Grajaú Campus, face in the process of constructing the monograph? With the general objective of reflecting on the biggest challenges that students graduating from the Pedagogy Course at PARFOR/Campus de Grajaú experienced during the construction of the monograph and, as specific objectives, understanding the National Program Basic Education Teacher Training, specifically in the municipality of Grajaú – MA; understand how the process of choosing the topic took place; analyze the emotional state of graduates during the construction of their monographs and, finally, understand whether or not there were changes in the professional lives of graduates after completing the Pedagogy Course. The theoretical methodological path to better investigate the object of the research, for this purpose a literature review was carried out, of a qualitative nature, and a field research based on data collection from a questionnaire given to four PARFOR graduates from UFMA do Grajaú Campus - MA. The text is based, theoretically, on some works such as those by Nascimento (2017), Silva (2016), Soares (2011), Guimarães (2020), Lisboa (2012) and others, which helped to dialogue for the construction of this work. In the final considerations, the research found that there was na individual effort from each participant in the Reading and writing process during the production of the TCC, which helped them overcome this stage which, initially, for some, was a moment of great insecurity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9545 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAKELINE BARBOSA SILVA2.pdf | TCC de Graduação | 302,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.