Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9546
Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: Uma análise a partir da perspectiva dos professores da educação infantil
Título(s) alternativo(s): THE INCLUSION OF CHILDREN WITH SPECIAL NEEDS: An analysis from the perspective of early childhood education teachers
Autor(es): SILVA, Josefa Claudilene Andrades Dantas
Palavras-chave: Inclusão;
Crianças com Necessidades Especiais;
Educação Infantil
Inclusion;
Children with Special Needs;
Child Education
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: UFMA
Resumo: Até meados dos anos 90 do Século XX, os sistemas educacionais, no Brasil, não ofereciam estrutura e nem professores especializados para lidar com alunos com algum tipo de necessidade especial. Somente a partir da Lei 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) as pessoas com deficiência passam a ser legalmente reconhecidas como detentoras de direitos de serem recepcionadas e adequadamente atendidas nos sistemas regulares de ensino. Justifica-se a escolha deste tema pela importância de compreender como ocorre o acolhimento de crianças com necessidades especiais nas salas de aula, considerando que todo ser humano em sua totalidade tem direito de usufruir dos benefícios sociais, como a diversidade e a inclusão, pois é nítido que as escolas sempre estão em busca de melhorias em seus diversos setores. No entanto, existem muitos docentes que não estão capacitados a mediar e trabalhar com a inclusão de crianças com necessidades especiais. A presente pesquisa se orientou pelas seguintes indagações: Como ocorre a inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de educação infantil da Rede Pública Municipal de Grajaú, na visão dos professores? Como as escolas contribuem com a inclusão das crianças com necessidades especiais? Qual a definição de inclusão? O processo de inclusão deve acontecer na educação infantil? Tais questionamentos suscitam a ressignificação do tema nos debates que precisam estar constantemente inseridos entre professores e na comunidade escolar. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender como ocorre a inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de educação infantil da Rede Pública Municipal de Grajaú, a partir da percepção dos professores. Para a realização deste estudo, a metodologia baseou-se em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas direcionadas a 6 professoras da Educação Infantil, que terão suas identidades mantidos em sigilo; em seguida foi realizada a observação in loco e, ainda, a busca de informações nos registros escritos e fotográficos das instituições escolares componentes da amostra da pesquisa. Conclui-se que os resultados da pesquisa foram alcançados, pois os participantes mediantes suas respostas, mostraram o desenvolvimento de estratégias eficazes para envolver todos os alunos, promovendo a interação e colaboração.
Descrição: Until the mid-90s of the twentieth century, educational systems in Brazil did not offer structure or specialized teachers to deal with students with some type of special need. Only after Law 9394/1996 (Education Guidelines and Bases Law) did people with disabilities become legally recognized as holders of rights to be received and properly attended to in regular education systems. The choice of this topic is justified by the importance of understanding how children with special needs are welcomed in classrooms, considering that every human being in its entirety has the right to enjoy social benefits, such as diversity and inclusion, as it is clear that schools are always looking for improvements in their various sectors. However, there are many teachers who are not qualified to mediate and work with the inclusion of children with special needs. The present research was guided by the following questions: How does the inclusion of children with special needs in the kindergarten classrooms of the Municipal Public Network of Grajaú occur, in the teachers' view? How do schools contribute to the inclusion of children with special needs? What is the definition of inclusion? Should the inclusion process take place in early childhood education? Such questions raise the re-signification of the theme in the debates that need to be constantly inserted between teachers and the school community. The general objective of the research was: to understand how the inclusion of children with special needs occurs in the kindergarten classrooms of the Grajaú Municipal Public Network, based on the perception of the teachers. To carry out this study, the methodology was based on field research with a qualitative approach through the application of a questionnaire with open and closed questions addressed to 6 teachers of Early Childhood Education, who will have their identities kept confidential; then, on-site observation was carried out and, furthermore, the search for information in the written and photographic records of the school institutions comprising the research sample. It is concluded that the research results were achieved, as the participants, through their responses, demonstrated the development of effective strategies to involve all students, promoting interaction and collaboration.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9546
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSEFA CLAUDILENE ANDRADES DANTAS SILVA2.pdfTCC de Graduação683,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.