Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PESSOA, Juliana Maria de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T19:35:32Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T19:35:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9548 | - |
dc.description | Throughout this work, data on playful pedagogical activities are presented with a focus on the reality of the Municipal Center for Early Childhood Education Tia Maria Feitosa in the city of Grajaú do Maranhão. With the interest of a theoretical bibliographic study in technical learning about playfulness worked pedagogically in a municipal school unit for early childhood education in the city of Grajaú - MA, as well as achieving practical learning through field study interviewing teachers in their school regarding the performance literacy teacher with playfulness. This is the intention, the interest in this line of research. Therefore, the choice of the theme “Playfulness in early childhood education” refers to analyzing the contribution of teachers to playfulness for children’s learning. The objective of this type of research is to understand and analyze the main theoretical contributions that exist on a given subject or problem, making it an indispensable instrument for any research. Bibliographic review techniques and a quantitative approach were developed trying to explain a problem through theories published in books or works of the same genre. The theme was chosen based on the need to attract the attention of early childhood education teachers to offer their students a more pleasant and relaxed class. Using bibliographic and virtual materials, interview questionnaire and data collection to complement the body of this work, we seek to present historical, legislative, pedagogical and professional particularities as a whole about the playfulness employed in the aforementioned school unit in the year 2023 in this city from Grajaú. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo do pressente trabalho apresenta-se dados sobre atuação pedagógica lúdica com foco na realidade do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Maria Feitosa na cidade de Grajaú do Maranhão. Tendo como interesse de estudo teórico bibliográfico um aprendizado técnico sobre a ludicidade trabalhada pedagogicamente em unidade escolar municipal de educação Infantil na cidade de Grajaú - MA, bem como alcançar um aprendizado prático por meio de estudo de campo entrevistando professores em sua escola a respeito da atuação alfabetizadora com ludicidade. Esta é a intenção, o interesse por esta linha de pesquisa. Logo, a escolha do tema “O lúdico na educação infantil” se refere a analisar a contribuição dos professores com a ludicidade para aprendizagem das crianças. O objetivo deste tipo de pesquisa é de conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer pesquisa. Foram desenvolvidas as técnicas de revisão bibliográfica e abordagem quantitativa tentando explicar um problema através de teorias publicadas em livros ou obras do mesmo gênero. O tema foi escolhido a partir da necessidade de chamar a atenção dos professores da educação infantil para propor aos seus alunos uma aula mais agradável e descontraída. Utilizando materiais bibliográficos e virtuais, questionário de entrevista e apuração de dados para complementar o corpo do presente trabalho, busca-se apresentar particularidades históricas, legislativas, pedagógicas e profissionais como um todo sobre a ludicidade empregada na referida unidade escolar no ano de 2023 nesta cidade de Grajaú. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Escola; | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil; | pt_BR |
dc.subject | Lúdico; | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | School; | pt_BR |
dc.subject | Child education; | pt_BR |
dc.subject | Ludic; | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.title | O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NA ESCOLA TIA MARIA FEITOSA, EM GRAJAÚ - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | PLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AN ANALYSIS AT TIA MARIA FEITOSA SCHOOL, IN GRAJAÚ - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA MARIA DE BARROS PESSOA2.pdf | TCC de Graduação | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.