Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9549
Título: | AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALEMUMA ESCOLA DE JENIPAPO DOS VIEIRAS-MA |
Título(s) alternativo(s): | ACTIVE METHODOLOGIES IN THE TEACHING/LEARNING PROCESS OF PORTUGUESE LANGUAGE IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION AT A SCHOOL IN JENIPAPO DOS VIEIRAS-MA |
Autor(es): | RODRIGUES, Katiany Oliveira Bezerra |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Fundamental; Metodologias Ativas Portuguese Language Teaching; Elementary School; Active Methodologies |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo desta monografia é discutir o uso de metodologias ativas no ensinoe aprendizagem de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de Jenipapo do Vieiras - MA, destacando a relevância dessas metodologias, apontando possíveis contribuições para o ensino/aprendizagem de língua portuguesa e verificando como elas são compreendidas e utilizadas por professores desse nível de ensino. A metodologia utilizada nesse estudo inclui pesquisa bibliográfica e de campo, com desenvolvimento de prática de metodologias ativas, orientada em seu processo pelos princípios da pesquisa ação, e entrevista semiestruturada com o professor de língua portuguesa da escola pública de ensino fundamental do município de Jenipapo dos Vieiras que foi o campo da pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram que as metodologias ativas de aprendizagem baseadas em projetos e gamificação podem contribuir para a melhoria da compreensão em um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo. Além disso, a pesquisa destacou a importância de considerar as especificidades do ensino de língua portuguesa ao aplicar as metodologias ativas, levando em conta a diversidade linguística e cultural dos alunos, bem como a promoção de práticas que estimulem a reflexão crítica. O estudo mostrou que a aplicação das metodologias ativas no ensino de língua portuguesa nos anos iniciais apresenta potencial para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a formação de cidadãos críticos e participativos. |
Descrição: | The objective of this monograph is to discuss the use of active methodologiesinthe teaching and learning process of the Portuguese language in the first yearsof elementary school in an institution in Jenipapo do Vieiras - MA, highlightingthe relevance of these methodologies, pointing out possible contributionstolanguage teaching/learning Portuguese and verifying how they are understoodand used by teachers at this level of education. The methodology usedinthisstudy includes bibliographical and field research, in which we carriedout anactive methodology practice based on action-research principles and asemi- structured interview with the Portuguese language teacher at thepublicelementary school in the municipality of Jenipapo dos Vieiras, the fieldof research. The research results show that active learning methodologies basedon projects and gamification can improve understanding in a collaborativeandparticipatory learning environment. Furthermore, the research highlightedtheimportance of considering the specificities of Portuguese language teachingwhen applying active methodologies, considering students' linguisticandcultural diversity, and promoting practices that encourage critical reflection. Thestudy showed that applying active methodologies in teaching Portugueseintheearly years can promote more meaningful and contextualized learning, contributing to the integral development of students and the formation of critical and participatory citizens. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9549 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KATIANY OLIVEIRA BEZERRA RODRIGUES2.pdf | TCC de Graduação | 5,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.