Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARROSO, Lidiane Nascimento Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T19:58:48Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T19:58:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9550 | - |
dc.description | The difficulty in learning to read in the early years of Elementary School is a crucial issue that significantly impacts the academic and emotional development of students. This challenge can manifest itself in a number of ways, including difficulties with word decoding, text comprehension, fluency and vocabulary. Given this, the guiding questions of this research arise: What are the difficulties in learning to read faced by students in the early years of Elementary School? What do teachers do to reduce students’ reading difficulties in the early years of Elementary School? The general objective is to understand and discuss the difficulties of learning to read in the early years of Elementary School. To achieve this, we developed the following specific objectives: clarify the importance of reading in people's lives; show how the problem of learning difficulties occurs in Brazilian schools with regard to reading; identify the main difficulties faced by students in the early years of Elementary School in Grajaú; present the contribution of teachers to the learning process, addressing the strategies they use to overcome the difficulties faced by their students with regard to reading. Aiming to meet the objectives listed above, this work was based on qualitative, applied, exploratory, descriptive, explanatory, bibliographic and field research. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dificuldade de aprendizagem de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma questão crucial que impacta significativamente o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos. Esse desafio pode se manifestar de diversas maneiras, incluindo dificuldades na decodificação de palavras, compreensão textual, fluência e vocabulário. Diante disso, surgem as questões norteadoras desta pesquisa: Quais são as dificuldades de aprendizagem de leitura enfrentadas por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? O que os professores fazem para diminuir as dificuldades aprendizagem de leitura dos educandos nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo como objetivo geral, conhecer e discutir as dificuldades de aprendizagem de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcança-lo, elaboramos os seguintes objetivos específicos, esclarecer a importância da leitura na vida das pessoas; mostrar como acontece o problema da dificuldade de aprendizagem nas escolas brasileiras no que diz respeito à leitura; identificar as principais dificuldades dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Grajaú; apresentar a contribuição dos professores no processo de aprendizagem, abordando as estratégias são utilizadas por elas para superar as dificuldades enfrentadas por seus alunos no que diz respeito à leitura. Visando atender aos objetivos elencados anteriormente, a realização desde trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa, aplicada, exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica e de campo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Leitura; | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Difficulty; | pt_BR |
dc.subject | Learning; | pt_BR |
dc.subject | Reading; | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GRAJAÚ - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE DIFFICULTY OF LEARNING TO READ IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN A MUNICIPAL SCHOOL IN GRAJAÚ - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIDIANE NASCIMENTO BEZERRA BARROSO3.pdf | TCC de Graduação | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.