Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9551
Título: JOGOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS E SEUS FUNDAMENTOS EM UMA ESCOLA INFANTIL DE GRAJAÚ – MA
Título(s) alternativo(s): GAMES AND PLAYFUL PLAY AND THEIR FUNDAMENTALS IN A NURSERY SCHOOL IN GRAJAÚ – MA
Autor(es): SOUSA, Lucilene Lopes de
Palavras-chave: Escola Infantil;
Docência;
Lúdico;
Educação;
Formação Infantil
Children's School;
Teaching;
Ludic;
Education;
Children's Training
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Na busca de maior entendimento das realidades de atividades pedagógicas lúdicas em escolas da cidade de Grajaú do Maranhão, o presente trabalho busca desvendar os fundamentos do ensino lúdico em tais escolas. O que se encontra por trás desta realidade e como lidar com isso. Tendo como interesse pesquisar bibliograficamente e apresentar o resultado desta aprendizagem teórica alcançada mediante uso de métodos de pesquisa explicativo agregando conhecimentos próprios acerca do objeto de estudo que é investigado em literaturas que tratam o objeto fundamentos da ludicidade na educação e formação infantil em ambiente escolar, sendo um estudo de caso, pesquisa quantitativa e qualitativa é, ainda, de cunho analítico exploratório por ser estudo bibliográfico. Bem como se apresenta na segunda parte do presente trabalho um estudo de campo com resultado da coleta de dados com entrevistas a professores de escola da cidade de Grajaú. Sendo esta pesquisa prática realizada como método descritivo uma vez que descreve os pensamentos e características intelectual, social e pedagógica dos professores entrevistados. Objetivando compreender os fundamentos dos jogos e brincadeiras lúdicas, entender porque o professor docente tem melhor capacidade de utilizar jogos e brincadeiras lúdicas com maior eficiência de aprendizado e desenvolvimento social, político, cultura e respeito às diferenças étnicas. Uma vez havendo muitas escolas de Educação Infantil, a qualidade da atuação de seus professores precisa ser algo investigado, uma vez que, os cursos de Licenciatura em Pedagogia precisam ser identificados por sua importância em termos de melhorar a qualidade dos trabalhos realizados nestas escolas. Tendo como material de pesquisas teórica livros literários que tratam do objeto ludicidade, arquivos de periódicos virtuais e, no estudo de campo um questionário de entrevistas direcionados a professores da Educação Infantil na cidade de Grajaú do Maranhão nos primeiros meses do ano de dois mil e vinte e três.
Descrição: In the search for a greater understanding of the realities of playful pedagogical activities in schools in the city of Grajaú do Maranhão, this work seeks to unveil the foundations of playful teaching in such schools. What lies behind this reality and how to deal with it. Having the interest of researching bibliographically and presenting the result of this theoretical learning achieved through the use of explanatory research methods, adding specific knowledge about the object of study that is investigated in literature that deals with the object of fundamentals of playfulness in education and child training in a school environment, being a case study, quantitative and qualitative research is also of an exploratory analytical nature as it is a bibliographic study. The second part of this work also presents a field study resulting from data collection with interviews with school teachers in the city of Grajaú. This practical research is carried out as a descriptive method since it describes the thoughts and intellectual, social and pedagogical characteristics of the interviewed teachers. Aiming to understand the fundamentals of games and playful activities, to understand why the teacher has a better ability to use games and playful activities with greater learning efficiency and social, political, cultural development and respect for ethnic differences. Since there are many Early Childhood Education schools, the quality of their teachers' performance needs to be something investigated, since the Degree in Pedagogy courses need to be identified due to their importance in terms of improving the quality of the work carried out in these schools. Using as theoretical research material literary books that deal with the object of playfulness, archives of virtual periodicals and, in the field study, an interview questionnaire aimed at Early Childhood Education teachers in the city of Grajaú do Maranhão in the first months of the year 2020 it's three.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9551
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCILENE LOPES DE SOUSA2.pdf511,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.