Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9552
Título: | O PAPEL DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Título(s) alternativo(s): | THE ROLE OF AFFECTIVITY IN THE TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
Autor(es): | SILVA, Maria Arlete de Sousa |
Palavras-chave: | Afetividade; Educação Infantil; Relação professor/aluno Affectivity; Early Childhood Education; Teacher/Student Relationship |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A afetividade no processo educativo, contribui diretamente no processo de ensino aprendizagem do educando, assim como potencializa a relação professor aluno, influenciando nas diversas circunstâncias em sala de aula, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, por meio das interações na relação professor e aluno durante as práticas pedagógicas. Diante desta realidade a presente pesquisa, se desenvolve numa investigativa sobre o papel da afetividade na relação professor e aluno na Educação Infantil, na intenção de trazer em evidência a forma como essa relação contribui no desenvolvimento infantil. partindo do seguinte problema: Qual o papel da afetividade na relação professor/aluno na Educação Infantil? De forma o objetivo geral deste estudo pautou- se em: Analisar o papel da afetividade na relação professor/ aluno a Educação Infantil. por meio de pesquisas bibliográfica do tipo exploratórias, adotando um enfoque qualitativo, tendo como uma linha teórica, alguns autores como Wallon, Freire, Dantas, entre outros, que tratam das contribuições da afetividade no desenvolvimento da criança. Desta forma durante o estudo percebeu-se que, as práticas educativas, que trabalham a afetividade, colaboram para que a criança conheça e explore, sem medo, novas experiências de mundo ao seu redor, uma vez que pode ser tratada como uma ferramenta que favorece de forma o bom desempenho escolar da criança. |
Descrição: | Affectivity in the educational process contributes directly to the student's teachinglearning process, as well as enhances the teacher-student relationship, influencing the various circumstances in the classroom, providing cognitive development through interactions in the teacher-student relationship during pedagogical practices. In view of this reality, the present research is developed in an investigation about the role of affectivity in the teacher-student relationship in Early Childhood Education, with the intention of bringing into evidence the way this relationship contributes to child development. starting from the following problem: What is the role of affectivity in the teacher/student relationship in Early Childhood Education? Thus, the general objective of this study was based on: To analyze the role of affectivity in the teacher/student relationship in Early Childhood Education. through exploratory bibliographic research, adopting a qualitative approach, having as a theoretical line, some authors such as Wallon, Freire, Dantas, among others, who deal with the contributions of affectivity in the development of the child. In this way, during the study, it was noticed that the educational practices, which work on affectivity, collaborate so that the child knows and explores, without fear, new experiences of the world around him, since it can be treated as a tool that favors the child's good school performance. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9552 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA ARLETE DE SOUSA SILVA2.pdf | TCC de Graduação | 564,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.