Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9553
Título: LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO INFANTIL II EM UMA ESCOLA DE GRAJAÚ-MA
Título(s) alternativo(s): READING AND WRITING IN THE LITERACY PROCESS IN EARLY CHILDHOOD II IN A SCHOOL IN GRAJAÚ-MA
Autor(es): CARDOSO, Maria Conceição Lopes da Cruz
Palavras-chave: Leitura;
Escrita;
Alfabetização;
Educação Infantil
Reading;
Writing;
Reading and writing learning process;
Early Childhood Education
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A leitura e a escrita são processos que estão interligados, mas que se constituem de formas diversas e com objetivos distintos. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa, intitulada “Leitura e escrita no processo de alfabetização no infantil II em uma escola de Grajaú – MA”, é compreender como se dá o processo de aprendizagem na alfabetização das crianças de 5 anos da Educação Infantil. A metodologia está baseada nas pesquisas bibliográfica e de campo, com observação não participante e realização de entrevista semiestruturada com uma professora de Educação Infantil, de uma instituição pública localizada no bairro Vilinha na cidade de Grajaú-Maranhão. Os resultados indicam que as crianças de 5 anos da Educação Infantil estão vivenciando o processo de alfabetização e letramento de forma lúdica, significativa e contextualizada, por meio de atividades que envolvem a oralidade, a escrita, a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.
Descrição: Reading and writing are interconnected process, but they are constituted in different ways and with different objectives. So, the general objective of this research, entitled “Reading and writing in the literacy process in Kindergarten II at a school in Grajaú – MA”, is to understand how is the process of learning how to read and write for 5-yearold children in Early Childhood Education. The methodology is based on bibliographical and field research, with non-participant observation and semistructured interview carried out with an Early Childhood Education teacher from a public institution located in the Vilinha neighborhood in the city of Grajaú - Maranhão. Results indicate that 5-year-old children in Early Childhood Education are experiencing the reading and writing learning process in a playful, meaningful, and contextualized way, through activities that involve orality, writing, reading and the interpretation of different textual genres.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9553
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CONCEIÇÃO LOPES DA CRUZ CARDOSO2.pdfTCC de Graduação1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.