Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARDOSO, Maria Conceição Lopes da Cruz-
dc.date.accessioned2025-07-02T11:48:00Z-
dc.date.available2025-07-02T11:48:00Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9553-
dc.descriptionReading and writing are interconnected process, but they are constituted in different ways and with different objectives. So, the general objective of this research, entitled “Reading and writing in the literacy process in Kindergarten II at a school in Grajaú – MA”, is to understand how is the process of learning how to read and write for 5-yearold children in Early Childhood Education. The methodology is based on bibliographical and field research, with non-participant observation and semistructured interview carried out with an Early Childhood Education teacher from a public institution located in the Vilinha neighborhood in the city of Grajaú - Maranhão. Results indicate that 5-year-old children in Early Childhood Education are experiencing the reading and writing learning process in a playful, meaningful, and contextualized way, through activities that involve orality, writing, reading and the interpretation of different textual genres.pt_BR
dc.description.abstractA leitura e a escrita são processos que estão interligados, mas que se constituem de formas diversas e com objetivos distintos. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa, intitulada “Leitura e escrita no processo de alfabetização no infantil II em uma escola de Grajaú – MA”, é compreender como se dá o processo de aprendizagem na alfabetização das crianças de 5 anos da Educação Infantil. A metodologia está baseada nas pesquisas bibliográfica e de campo, com observação não participante e realização de entrevista semiestruturada com uma professora de Educação Infantil, de uma instituição pública localizada no bairro Vilinha na cidade de Grajaú-Maranhão. Os resultados indicam que as crianças de 5 anos da Educação Infantil estão vivenciando o processo de alfabetização e letramento de forma lúdica, significativa e contextualizada, por meio de atividades que envolvem a oralidade, a escrita, a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectEscrita;pt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectWriting;pt_BR
dc.subjectReading and writing learning process;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleLEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO INFANTIL II EM UMA ESCOLA DE GRAJAÚ-MApt_BR
dc.title.alternativeREADING AND WRITING IN THE LITERACY PROCESS IN EARLY CHILDHOOD II IN A SCHOOL IN GRAJAÚ-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CONCEIÇÃO LOPES DA CRUZ CARDOSO2.pdfTCC de Graduação1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.