Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | GONÇALVES, Maria da Conceição de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T11:59:34Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02T11:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9554 | - |
dc.description | The present study entitled “The challenges of teachers in organizingpedagogical work in a rural school with multi-grade classrooms” brought with it apersistentquestion: how does the process of organizing pedagogical work occur inarural school with multiseries room? Multigrade classrooms are made up of heterogeneousclasses, of very different ages, who share the same space and, normally, thesameteacher. Interest in the topic arose in our lives eight years ago, more specificallyin2015, when we moved with our family from the city to the countrysideandourchildren, aged five and eight, in different school years, studying in thesameclassand, the following year, we started working at the same school and withamulti-gradeclass, thus beginning our dilemmas. Based on this inquiry, we outlinedthefollowingobjectives: to analyze teaching practice in the organization of pedagogical workinarural school, with a multi grade classroom, in the municipal public network of Jenipapodos Vieiras – MA, to identify social and educational factors that developfortheschool to adopt a multigrade alternative, verify the main challenges inteachingandlearning process in a multigrade classroom, understand the teaching methodologiesthat are developed by teachers at the school and analyze the school'spolitical-pedagogical project, if it exists, from the perspective of find elements that includerural education. The theoretical methodological path, to investigate theresearchobject, began with a literature review, of a qualitative nature, using a semi-structuredinterview as the basis for data collection. Some authors were used as atheoretical basis on the thematic organization of pedagogical work in a school withamulti-gradeclassroom, such as: Arroyo (2014), Caldart (2008, 2009), Freitas (1995), Brasil (1996)and others. In the final considerations we will seek to reflect on our objectivesandtheinformation collected in field research. In the final considerations, we sought toreflecton our objectives and the information collected in the field research andfoundthatchallenges faced by teachers who work in multigrade classrooms aremultipleandcomplex. They need to deal with the heterogeneity of students, the lack of resourcesand support, the overload of work and the demanding curriculum. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo intitulado “Os desafios dos(as) professores(as) na organizaçãodotrabalho pedagógico em uma escola do campo com salas multisseriadas” trouxeconsigo uma indagação persistente: como ocorre o processo de organizaçãodotrabalho pedagógico em uma escola do campo com sala multisseriada?Assalasmultisseriadas são formadas por turmas heterogêneas, de idades bemdiferentes,que dividem o mesmo espaço e, normalmente, o mesmo professor. Ointeressepelotema surgiu em nossas vidas há oito anos, mais especificamente no anode2015,quando mudamos com a família da cidade para o campo e, nossos filhoscomaidade de cinco e oito anos, em anos escolares diferente, estudando na mesmaturmae, no ano seguinte, começamos a trabalhar na mesma escola e comumaturmamultisseriadas, começando assim nossos dilemas. A partir da referidaindagaçãotraçamos os seguintes objetivos: analisar a prática docente na organizaçãodotrabalho pedagógico em uma escola do campo, com sala multisseriada, daredepública municipal de Jenipapo dos Vieiras – MA; identificar os fatoressociaiseeducacionais que contribuíram para a escola adotar a alternativa multisseriada;verificar quais os principais desafios no processo de ensino e aprendizagememumasala multisseriada, compreender as metodologias de ensino que são desenvolvidaspelas professoras na escola e analisar o projeto político-pedagógico daescola, casoexista, na perspectiva de encontrar elementos que contemplema educaçãodocampo. O percurso teórico metodológico, para investigar o objeto dapesquisa,iniciou com uma revisão de literatura, de cunho qualitativo, tendo comobaseparaacoleta de dados uma entrevista semiestruturada. Alguns autores foramusadoscomobase teórica sobre a temática organização do trabalho pedagógico emescolacomsala multisseriada, como: Arroyo (2014), Caldart (2008, 2009), Freitas (1995), Brasil (1996) e outros. Nas considerações finais procuramos realizar algumasreflexõessobre os nossos objetivos e as informações coletadas na pesquisadecampoeconstamos que os desafios enfrentados pelos professores que atuamemsalasmultisseriadas são múltiplos e complexos. Eles precisamlidar comaheterogeneidade dos alunos, com a falta de recursos e apoio, coma sobrecargadetrabalho e com as exigências do currículo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Pedagógico; | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo; | pt_BR |
dc.subject | Sala multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Work; | pt_BR |
dc.subject | Rural Education; | pt_BR |
dc.subject | Multiseries room | pt_BR |
dc.title | OS DESAFIOS DOS(AS) PROFESSORES(AS) NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO COM SALAS MULTISSERIADAS | pt_BR |
dc.title.alternative | THE CHALLENGES OF TEACHERS IN ORGANIZING PEDAGOGICAL WORK IN A COUNTRY SCHOOL WITH MULTI-GRADE CLASSROOMS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA DA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA GONÇALVES2.pdf | TCC de Graduação | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.