Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9555
Título: MEMORIAL DE FORMAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES
Título(s) alternativo(s): TRAINING REPORT TRAINING EXPERIENCES IN SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN TRAINING FOR TRAINER
Autor(es): FRANÇA, Maria Rita Luzia de
Palavras-chave: Pedagogia;
Estágio Supervisionado;
Formação de Formadores
Pedagogy;
Supervised internship;
Training of trainers
Data do documento: 17-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: O estágio supervisionado em formação de formadores representa a parte final do curso de licenciatura em Pedagogia, sendo esta etapa obrigatória e de suma importância para aproximar o aluno que busca sua formação em docência, uma vez que estagiar significa se aproximar das realidades do campo profissional na área da educação escolar. Buscando alcançar os objetivos de pesquisa como; Como a experiência no Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores contribuiu para minha formação docente? Os objetivos são os seguintes: 1. Narrar a experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores; 2. Analisar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores, para minha autoformação; 3. Identificar as problemáticas encontradas para o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado em Formação de Formadores, a questão central do estágio se fez na promoção de formação profissional do aluno de licenciatura em Pedagogia. A questão norteadora do presente trabalho se traduz em apresentar o passo a passo da realização do estágio supervisionado, como se fez sua organização orientada, como se deu as observações das estruturas da escola proponente, como teriam sido as observações em sala de aula com análises críticas das formas de metodologias com ludicidade empregadas pelos professores da referida unidade escolar, e, como se fez a preparação e execução das aulas de regência com a parte final do estágio supervisionado realizado entre os meses de agosto e dezembro do ano de 2022. Mas, ao longo deste presente trabalho também existe o resultado de estudo bibliográfico com utilização de obras literárias de teóricos como: André (2010), Moura (2019), Pimenta (2010), Silva (2023) e outros devidamente relacionados na parte final do trabalho em Referências Bibliográficas. Como resultados esperados, todo o trabalho de estágio surtiu de forma satisfatória, aprendizagem e formação social, com aproximação da área profissional à medida que as observações e regência foram cumpridas de forma técnica.
Descrição: The supervised internship in teacher training represents the final part of the degree course in Pedagogy, and this stage is mandatory and extremely important to bring students closer to training in teaching, since interning means getting closer to the realities of the professional field in area of school education. Seeking to achieve research objectives such as; How did the experience in the Supervised Curricular Internship in Trainer Training contribute to my teaching training? The objectives are as follows: 1. Narrate the experience of the Supervised Curricular Internship in Trainer Training; 2. Analyze the contributions of the Supervised Curricular Internship in Trainer Training, for my selfeducation; 3. Identify the problems encountered in the development of the Supervised Curricular Internship in Training of Trainers, the central question of the internship was to promote professional training for undergraduate students in Pedagogy. The guiding question of this work translates into presenting the step-by-step process of carrying out the supervised internship, how its guided organization was carried out, how observations of the structures of the proposing school took place, what classroom observations would have been like with critical analyses. of the forms of methodologies with playfulness employed by the teachers of the aforementioned school unit, and, how the preparation and execution of the conducting classes was carried out with the final part of the supervised internship carried out between the months of August and December of the year 2022. But, at the same time, Throughout this present work there is also the result of a bibliographical study using literary works by theorists such as: André (2010), Moura (2019), Pimenta (2010), Silva (2023) and others duly listed in the final part of the work in References Bibliographical. As expected, results, all the internship work was satisfactory, with learning and social training, approaching the professional area as the observations and management were carried out in a technical way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9555
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA RITA LUZIA DE FRANÇA2.pdfTCC de Graduação3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.