Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Vanda Alves dos-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:27:13Z-
dc.date.available2025-07-02T12:27:13Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9556-
dc.descriptionSchool education is an important institution for the development of society, but unfortunately, it has been the target of indiscipline and violence, which are considered obstacles to quality education. The different types of violence that are part of society today affect both private and public spaces and the effects of this violence end up affecting schools mainly. The fact is that whatever the type of violence, it affects the individual on both a physical, psychological, moral and sociocultural level. The research problem that guided the theoretical and field studies in the creation of this work is how should the school that operates in lower elementary education act in the face of the problem of indiscipline among its students of children and adolescents? Throughout this work there are discussions about the origins of violence and its consequences on students' lives and school performance. The research question is to understand what the school can and should do to make the teaching-learning process satisfactory in the pedagogical space. Aiming to achieve theoretical learning and bibliographical research carried out in a quantitative methodological approach in the case study, this analytical study being exploratory and explanatory in nature, based on the sum of knowledge and information investigated in the researched literature. The materials used in the research were literature and archives of virtual periodicals, but also in the field study and questionnaire interviews with teachers with practical actions in the city of Grajaú do Maranhão.pt_BR
dc.description.abstractA educação escolar é uma instituição importante para o desenvolvimento da sociedade, mas infelizmente, tem sido alvo de indisciplina e violência, as quais são consideradas como obstáculos para que haja uma educação de qualidade. Os diversos tipos de violência que hoje fazem parte da sociedade atingem tanto espaços privados quanto espaços públicos e os efeitos desta violência acabam por afetar praticamente principalmente as escolas. O fato é que seja qual for o tipo de violência, ela afeta o indivíduo tanto no plano físico, quanto no psíquico, moral e também no sócio- cultural. O problema da pesquisa que norteou os estudos teóricos e de campo na criação do presente trabalho é como a escola que atua no Ensino Fundamental menor deve atuar frente ao problema de indisciplina de seu alunado de crianças e adolescentes? Existindo ao longo deste trabalho discussões sobre as origens da violência e suas consequências na vida dos alunos e no desempenho escolar. A questão da pesquisa é entender com a escola e os professores compreendem o que é a violência escolar e como acreditam que podem lidar com esse problema, para tornar o processo de ensino-aprendizagem satisfatório no espaço pedagógico. Objetivando alcançar aprendizagem teórica e na investigação bibliográfica feita em abordagem metodológica quantitativa no estudo de caso, sendo este estudo analítico exploratório e de cunho explicativo, como fundamento a soma de saberes e as informações investigadas nas literaturas pesquisadas. Os materiais utilizados nas pesquisas foram às literaturas e arquivos de periódicos virtuais, mas, também no estudo de campo e questionário de entrevistas a professores com ações práticas na cidade de Grajaú do Maranhão.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectIndisciplina;pt_BR
dc.subjectViolência;pt_BR
dc.subjectEscola;pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectIndiscipline;pt_BR
dc.subjectViolence;pt_BR
dc.subjectSchool;pt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleA VIOLÊNCIA E A INDISCIPLINA NO ESPAÇO ESCOLAR: As Representações de Professores de uma Escola Pública em Grajaú- MApt_BR
dc.title.alternativeVIOLENCE AND DISCIPLINE IN SCHOOLS: Representations of Teachers at a Public School in Grajaú- MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA VANDA ALVES DOS SANTOS2.pdfTCC de Graduação641,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.