Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | GUAJAJARA, Moisés Filho de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T12:35:38Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02T12:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9557 | - |
dc.description | The present work refers to studies carried out on indigenous school education in the early years of elementary school in a school in Aldeia Bacurizinho, which is located in the Bacurizinho Indigenous Land in the city of Grajaú do Maranhão. The research work will seek to answer the following problem: how does indigenous school education develop in a school in Aldeia Bacurizinho in Grajaú – MA? In this sense, the general objective sought to analyze the importance of specific indigenous school education in an indigenous school in Aldeia Bacurizinho in Grajaú -MA, with the specific objectives: Knowing the educational policies for indigenous school education for the initial years of elementary school; Identify how teaching occurs in the early years of elementary school at a school in Aldeia Bacurizinho; Know the perspectives and challenges of work in the initial years for the teachers who are the subjects of the research. The research with a qualitative approach of a descriptive nature used to achieve the objectives was initially based on bibliographical research which included some authors, among them: Cavalcanti (2003), Candau (2016) Grupioni (2008) and Honorato (2012) and legal documents, among others. Subsequently, field research was carried out in a school located in Aldeia Bacurizinho in the municipality of Grajaú, through interviews with three teachers from the school, who were invited using the criteria of being teachers at the school and accepting to participate in the field research. And, the results show that these are indigenous teachers who teach both in the Portuguese language because it favors children in their future school studies and in the Tupi language because it is important and legal to preserve the customs and culture of the Guajajara even within the schools. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é referente aos estudos realizados acerca da educação escolar indígena nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola da Aldeia Bacurizinho que fica localizada na Terra Indígena Bacurizinho na cidade de Grajaú do Maranhão. O trabalho de pesquisa buscará responder a seguinte problemática: como se desenvolve a educação escolar indígena em uma escola da Aldeia Bacurizinho em Grajaú – MA? Nesse sentido o objetivo geral buscou analisar sobre a importância da educação escolar indígena específica em uma escola indígena da Aldeia Bacurizinho em Grajaú -MA, com os objetivos específicos: Conhecer as políticas educacionais para a educação escolar indígena par aos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar como ocorre o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da Aldeia Bacurizinho; Conhecer quais as perspectivas e os desafios do trabalho nos anos iniciais para os professores sujeitos da pesquisa. A pesquisa de abordagem qualitativa de natureza descritiva empregada para atingir os objetivos baseou-se em inicialmente em pesquisa bibliográfica a qual contou-se com alguns autores, dentre eles: Cavalcanti (2003), Candau (2016) Grupioni (2008) e Honorato (2012) e documentos legais, dentre outros. Posteriormente a pesquisa de campo em uma escola localizada na Aldeia Bacurizinho no município de Grajaú, através de entrevistas com três professores da escola, os quais foram convidados utilizando como critério, serem professores da escola e aceitarem participar da pesquisa de campo. E, os resultados pontam que se trata de professores indígenas que lecionam tanto na língua Portuguesa por isso favorecer as crianças em seus estudos escolar futuro e, na língua tupi por ser importante e, legal preservar os costumes e a cultura dos Guajajara mesmo dentro das escolas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Escola Indígena; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental; | pt_BR |
dc.subject | Aldeia Bacurizinho | pt_BR |
dc.subject | Indigenous School; | pt_BR |
dc.subject | Elementary School; | pt_BR |
dc.subject | Bacurizinho Village | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA NA ALDEIA BACURIZINHO EM GRAJAÚ – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN A SCHOOL IN THE BACURIZINHO VILLAGE IN GRAJAÚ – MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOISÉS FILHO DE SOUSA GUAJAJARA2.pdf | TCC de Graduação | 905,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.