Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9558
Título: | INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE EM UMA PRÉ – ESCOLA DE GRAJAÚ- MA |
Título(s) alternativo(s): | INCLUSION OF AUTISTIC STUDENTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: POSSIBILITIES AND CHALLENGES IN TEACHING PRACTICE IN A PRE-SCHOOL IN GRAJAÚ-MA |
Autor(es): | BEZERRA, Naira Danielle Coelho da Silva |
Palavras-chave: | Desafio docente; Autismo; Educação Infantil Teaching challenge; Autism; Child education |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O trabalho docente com crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, se faz cada vez mais necessário nas escolas. É importante que as instituições escolares, bem como os professores compreendam a importância de conhecer de forma aprofundada as especificidades dessa condição neurológica que afeta as relações sociais e como intervir em determinadas situações. A partir da reflexão, o estudo apresenta a seguinte problemática :como se dá o processo de inclusão de alunos com TEA na educação infantil? quais os desafios encontrados na prática docentes com os alunos com TEA e de que forma busca supera-los? a escola possibilita acesso e sua permanência de alunos com TEA de forma efetiva?Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar quais as possibilidades e os desafios enfrentados na prática docente com crianças autistas na educação infantil em uma pré-escola do município de Grajaú-MA. A pesquisa contou com o referencial teórico de grandes autores que estudam a temática em questão, dentre eles Droun (2020), Freitas (2006) e Melo (2013), bem como também os documentos oficiais. Os dados coletados da pesquisa expressam uma visão dos professores da instituição de Educação Infantil que tentam se adaptarem da melhor maneira possível para atender indistintamente os mais diversos tipos de necessidades educacionais especiais que acometem um número bem significativo de alunos. A pesquisa foi de grande relevância para que houvesse de fato uma compreensão da realidade do Autismo na escola. |
Descrição: | Teaching work with children with Autism Spectrum Disorder - ASD is increasingly necessary in schools. It is important that school institutions, as well as teachers, understand the importance of knowing in depth the specificities of this neurological condition that affects social relationships and how to intervene in certain situations. Based on reflection, the study presents the following problem: how does the process of including students with ASD in early childhood education take place? What are the challenges encountered in teaching practice with students with ASD and how do you seek to overcome them? Does the school effectively enable students with ASD to access and stay? Thus, the objective of the study is to analyze the possibilities and challenges faced in teaching practice with autistic children in early childhood education in a preschool in the city of Grajaú- BAD. The research relied on the theoretical framework of great authors who study the ematics in question, including Droun (2020), Freitas (2006), Melo (2013), as well as official documents . The data collected from the research express the vision of teachers at the Early Childhood Education institution who try to adapt in the best possible way to meet, without distinction, the most diverse types of special educational needs that affect a very significant number of students. The research was of great relevance so that there was a real understanding of the reality of Autism at school. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9558 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAIRA DANIELLE COELHO DA SILVA BEZERRA2.pdf | TCC de Graduação | 678,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.