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http://hdl.handle.net/123456789/956
Título: | O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO CONTEXTO DO FACEBOOK: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS |
Autor(es): | Silva, Maria de Nazaré dos Santos |
Palavras-chave: | Educação Básica Língua Portuguesa Gênero Notícia Basic Education Portuguese languag Gender News |
Data do documento: | 10-Mai-2016 |
Resumo: | O uso da informática na sociedade em que vivemos traz a necessidade de uma nova linguagem no contexto educacional. Essa realidade implica na necessidade de profissionais que estejam em constante atualização, não somente pesquisando, mas também produzindo nesse meio. O presente Trabalho de Conclusão de Curso baseiase numa metodologia de trabalho com os gêneros textuais, focando na produção do gênero noticia utilizando a ferramenta facebook. Neste sentido o presente texto monográfico tem por objetivo expor o processo de investigação que se estabeleceu a partir da utilização do facebook enquanto ferramenta capaz de contribuir no processo de ensino\aprendizagem do gênero notícia. As reflexões aqui contidas foram adquiridas mediante a aplicação do projeto para o Ensino Médio, em uma escola de São Bernardo/MA, denominado “O gênero notícia de jornal e seu contexto de produção e circulação no facebook”. Sua realização foi fundamentada a partir da aquisição de dados que permitiriam compreender as possibilidades de se explorar as redes sociais para fins didáticos, envolvendo a prática pedagógica do professor da disciplina e as TIC’s. Para tanto, os seguintes pressupostos teóricos como Suzuki e Rampazzo (2009) e de Silva (2010),fomentam as estratégias metodológicas referentes ao uso da rede social em questão. Autores como orienta Dolz; Noverraz; e Schneuwly (2011) forneceram orientações específicas quanto a metodologias de trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, a partir do uso da sequência didática (doravante SD). As reflexões sobre os gêneros textuais enquanto macroestruturas discursivas foram embasadas nas teorias de Bakhtin (1997). As reflexões sobre as possibilidades de se levar para sala de aula estratégias mais interativas de trabalho com os conteúdos didáticos tornam a prática pedagógica mais contextualizada e voltada para a finalidade do ensino de modo mais construtivo e prático, permitindo a interação e proporcionado meios que explorem as diferentes habilidades dos alunos a partir de algo tão presente no dia-dia: as redes sociais. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/956 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
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