Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ARAÚJO, Wdson Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T12:57:44Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02T12:57:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9562 | - |
dc.description | Agência financiadora: Universidade Federal do Maranhão – UFMA | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho objetiva discutir a temática sobre os jogos como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio. O objetivo geral destina-se em analisar como os jogos podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Especificamente, objetivou-se: discorrer sobre a prática de uso de jogos como ferramentas pedagógicas no ensino de Língua Materna; caracterizar tipos de jogos e suas possíveis aplicações nas práticas de ensino e aprendizagem desse idioma; mostrar os resultados da aplicação de uma oficina pedagógica utilizando os jogos manuais para o tratamento de conteúdos de Português, com enfoque no Ensino Médio. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisa-ação, tendo como técnica uma oficina pedagógica e como instrumento para coleta de dados o questionário misto, aplicado para cinco alunos e uma professora. Os principais autores que fundamentam esta pesquisa foram: Antunes (2003), Bortoni-Ricardo (2008), Freire (1996), Prensky (2012), Romanowski (2007) e Silva (2021). O estudo mostrou que os jogos podem influenciar positivamente no ensino e aprendizagem, portanto, inseri-los no contexto da sala de aula é uma excelente oportunidade para a mediação conhecimentos, de forma dinâmica e prazerosa. Os jogos dinamizam o aprendizado da língua, influenciando também na organização e no trabalho em grupo, o que enriquece a prática pedagógica docente. ABSTRACT The present work aims to discuss the theme of games as pedagogical tools in the process of teaching and learning Portuguese Language in High School. The general objective is to analyze how games can help in the process of teaching and learning the Portuguese language. Specifically, the objective was: to discuss the practice of using games as pedagogical tools in the teaching of Mother Tongue; characterize types of games and their possible applications in the teaching and learning practices of this language; show the results of the application of a pedagogical workshop using manual games for the treatment of Portuguese contents, with a focus on High School. This is a qualitative study, developed through action research, using a pedagogical workshop as a technique and a mixed questionnaire as an instrument for data collection, applied to five students and one teacher. The main authors supporting this research were: Antunes (2003), Bortoni-Ricardo (2008), Freire (1996), Prensky (2012), Romanowski (2007) and Silva (2021). The study showed that games can positively influence teaching and learning, therefore, inserting them in the context of the classroom is an excellent opportunity for the mediation of knowledge, in a dynamic and pleasurable way. The games stimulate the learning of the language, also influencing the organization and group work, which enriches the pedagogical practice of teaching. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | jogos. | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.subject | teaching; | pt_BR |
dc.subject | learning; | pt_BR |
dc.subject | Middle school; | pt_BR |
dc.subject | gaming | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language. | pt_BR |
dc.title | Os jogos como ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Games as pedagogical tools for teaching and learning Portuguese in high school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WDSON_ARAÚJO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.