Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUAJAJARA, Ronildo Marizê Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:01:22Z-
dc.date.available2025-07-02T13:01:22Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9563-
dc.descriptionHaving as its object of study a theme relating to the realities experienced by bilingual indigenous teachers who work in indigenous schools in the Bacurizinho Indigenous Land in the municipality of Grajaú – MA, this work is divided into the result of a theoretical study carried out in a qualitative approach, presenting information relating to historical realities , political, cultural, social and investment in the creation of schools in Brazilian villages to promote education and preparation for future academic life of indigenous people who need to return to their lands and act as teachers in these schools, preparing new indigenous people to follow the same development path intellectual, social, political and economic in search of citizenship through knowledge and the ability to exercise one's citizenship as an enlightened citizen, aware of their civil rights and duties. What is possible with schooling and higher education. Therefore, through research the objectives are: how to investigate the working conditions of indigenous teachers in schools in the Terra Indígena Bacurizinho village located in the municipality of Grajaú – MA. Other objectives are: to understand how important it is for indigenous teachers to have training in Pedagogy and other degree courses that enable them to teach professionally in village schools; investigate with field interviews what these teachers with higher education and without such training experience in T.I. Bacurizinho schools. Since the theme of this work is extremely important for the training of the research author due to the importance of understanding more deeply the importance of teacher training for indigenous teachers, a field study was also carried out with interviews with three indigenous teachers among the months of November and December of the year 2023 in villages of the Bacurizinho Indigenous Land to collect data about their professional realities experienced in everyday school life, and better understand what they think and defend regarding the classes they give in Portuguese and in their mother tongue of the Guajajara. In this way, it is possible to achieve the results of theoretical learning and practical learning about the main factors that involve the training and pedagogical performance of indigenous teachers working bilingually in their schools in their villages.pt_BR
dc.description.abstractTendo como objeto de estudo uma temática relativa as realidades vividas por professores indígenas bilíngues que atuam em escolas indígenas na Terra Indígena Bacurizinho no município de Grajaú – MA, este trabalho se divide em resultado do estudo teórico feito em abordagem qualitativa apresentado informações relativas as realidades históricas, políticas, culturais, sociais e de investimentos em criação de escolas nas aldeias brasileiras para promover educação e preparo para a vida acadêmica futura de indígenas que precisam voltar para sua terras e atuar como docentes nestas escolas preparando novos indígenas para seguir o mesmo percurso de desenvolvimento intelectual, social, político e econômico em busca de sua cidadania através do conhecimento e capacidade de exercer a própria cidadania enquanto cidadão esclarecido, ciente de seus direitos e deveres cíveis. O que se faz possível com a escolarização e a formação de nível superior. Logo, por meio das pesquisas se tem como objetivos: investigar as condições de trabalho dos professores indígenas em escolas da aldeia Terra Indígena Bacurizinho localizada no município de Grajaú – MA. Outros objetivos são: entender o quanto é importante que o professor indígena tenha formação em Pedagogia e outros cursos de licenciatura que os habilitem a dar aulas de forma profissional nas escolas das aldeias; investigar com entrevista de campo o que vivem estes professores com formação superior e sem essa formação nas escolas da T.I. Bacurizinho. Uma vez sendo o tema do presente trabalho de suma importância para formação do autor da pesquisa em razão da importância de entender mais a fundo a importância da formação docente para professores indígenas, também foi feito um estudo de campo com entrevistas a três professores indígenas entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2023 em aldeias da Terra Indígena Bacurizinho para apurar dados sobre suas realidades profissionais vividas no cotidiano escolar, e, entender melhor o que eles pensam e defendem a respeito as aulas que dão em língua Portuguesa e em língua materna dos guajajara. Podendo, dessa forma, alcançar os resultados de aprendizado teórico e aprendizado prático sobre os principais fatores que envolvem a formação e atuação pedagógica de professores indígenas atuando de forma bilíngue em suas escolas nas suas aldeias.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEscola Indígena;pt_BR
dc.subjectProfessor Indígena;pt_BR
dc.subjectAulas Bilíngue;pt_BR
dc.subjectAldeia Bacurizinhopt_BR
dc.subjectIndigenous School;pt_BR
dc.subjectIndigenous Teacher;pt_BR
dc.subjectBilingual Classes;pt_BR
dc.subjectBacurizinho Villagept_BR
dc.titleAS REALIDADES DOS PROFESSORES BILÍNGUES ATUANDO EM ESCOLAS NA T. I. BACURIZINHO EM GRAJAÚ DO MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternativeTHE REALITIES OF BILINGUAL TEACHERS WORKING IN SCHOOLS AT THE BACURIZINHO I.T. IN GRAJAÚ DO MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONILDO MARIZÊ RIBEIRO GUAJAJARA2.pdfTCC de Graduação426,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.