Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Roseane Costa-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:09:45Z-
dc.date.available2025-07-02T13:09:45Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9564-
dc.descriptionThe theme of the work is the use of digital technologies in Elementary Education at the Hiroshi Ferreira Municipal School in the city of Grajaú/MA. The choice of the theme is therefore justified, on the one hand, by the new dynamics that present society presents, where technological transformations are already intrinsic in the daily lives of students and in the pedagogical activities of teachers as they can overcome the lack of teaching materials. The research has the general objective of analyzing the contributions of using digital technologies as a pedagogical resource in teacher activities. Having specific objectives: reflect on the use of digital technologies as a pedagogical practice for teachers and students in the classroom; identify some of the types of technological resources that are used as pedagogical practice; discuss how technological resources in the classroom encourage the student's teaching-learning process; retrieve information about legislative aspects in the use of digital technologies at school. The nature and/or characterization of the research for the preparation of this work is qualitative and experimental research because in the bibliographic review carried out with selective and critical reading, treating the object of study related to digital technologies as a school pedagogical resource, theoretical learning is sought by following the study field. Seeking to present coherent and cohesive texts with each topic covered relating to digital technologies. Distinguishing the origin of each quote used in the body of this work for possible tracking.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como tema, o uso de tecnologias digitais no Ensino Fundamental na Escola Municipal Hiroshi Ferreira na cidade de Grajaú/MA. A escolha do tema se justifica, portanto, de um lado pela nova dinâmica que apresenta a sociedade atual, onde as transformações tecnológicas já estão intrínsecas no cotidiano dos educandos e, nas atividades pedagógicas dos professores à medida que pode suprir a falta de materiais didáticos. A pesquisa tem como objetivo geral, analisar as contribuições do uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico nas atividades do professor. Tendo como objetivos específicos: refletir sobre o uso das tecnologias digitais como prática pedagógica para o professor e o aluno em sala de aula; identificar alguns dos tipos de recursos tecnológicos que são utilizados como prática pedagógica; discutir sobre como os recursos tecnológicos em sala de aula fomentam o processo de ensinoaprendizagem do aluno; resgatar informações sobre aspectos legislativos no uso das tecnologias digitais na escola. A natureza e/ou caracterização, da pesquisa para elaboração deste trabalho é qualitativa e pesquisa experimental porque na revisão bibliográfica feita com leitura seletiva e crítica tratando o objeto de estudo relativo às tecnologias digitais como recurso pedagógico escolar busca-se o aprendizado teórico trilhando o estudo de campo. Buscando-se apresentar textos coerentes e coesos com cada temática trabalhada relativa às tecnologias digitais. Distinguindo origem de cada citação empregada no corpo deste trabalho pra possível rastreamento.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTecnologias digitais;pt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectDigital technologies;pt_BR
dc.subjectInformation and communication technology;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL HIROSHI FERREIRA NA CIDADE DE GRAJAÚ/MApt_BR
dc.title.alternativeTHE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN ELEMENTARY EDUCATION AT THE HIROSHI FERREIRA MUNICIPAL SCHOOL IN THE CITY OF GRAJAÚ/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSEANE COSTA SILVA2.pdfTCC de Graduação701,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.