Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9565
Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CURRÍCULO E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA REGIÃO DO MUNÍCIPIO DE GRAJAÚ – MA
Título(s) alternativo(s): ZAZEMU’E HAW TENTEHAR WA NEHE: PAWRUPI MAMI’U HAW IZAPO HAW HEMETEHAR WAZEMU’E HAW KWAHARER WA NEHE KRAZA’O YWY PEHEGWER YWY PYTERER REHE
INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION: CURRICULUM AND PRACTICES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN A REGION OF THE MUNICIPALITY OF GRAJAÚ – MA.
Autor(es): SILVA, Sanayra Lima da
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena;
Currículo;
Prática;
Educação Infantil
Indigenous School Education;
Curriculum;
Practice;
Early Childhood Education
Data do documento: 25-Nov-2023
Editor: UFMA
Resumo: A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante aos povos indígenas o livre exercício de suas práticas culturais, assim como exerce sobre eles, o direito de criação/elaboração de currículos educacionais específicos para suas escolas. Sendo esta criação/elaboração, uma construção comunitária com a participação dos sujeitos a quem se direciona. O presente estudo, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e faz uma abordagem sobre a Educação Escolar Indígena: Currículo e prática na Educação Infantil, tendo como objeto de estudo, CEMEIs de uma Região do Município de Grajaú- Ma, trazendo em discussão o contexto real em que se dá a prática desta educação. Para tanto, a pesquisa traz como objetivo central analisar de que forma o currículo escolar está sendo aplicado na Educação Infantil nas CEMEIs Indígenas do Município Grajaú- Ma. A metodologia pautou-se em pesquisa qualitativa, realizada em uma região da Terra Indígena Bacurizinho, com 2 (dois) professores bilíngues, 3 (três) professoras regulares e 1(uma) coordenadora pedagógica. os dados foram coletados por meio de observação da realidade, e entrevistas semiestruturada. A pesquisa realizada, evidenciou que não há um currículo educacional específico para as escolas em questão, o que por sua vez no direciona a afirmativa de que não há uma aplicação de currículo, já que este ainda se encontra em fase de construção, construção esta que não conta com a participação dos sujeitos que deveriam ser protagonistas da ação. Desta forma, compreendemos que a educação escolar indígena nesta região corresponde na realidade, a um contexto de luta e de resistência em busca do exercício real de seus direitos garantidos a partir dos documentos legislativos legais.
Descrição: The Brazilian Federal Constitution of 1988 guarantees indigenous peoples the free exercise of their cultural practices, as well as the right to create/elaborate specific educational curricula for their schools. This creation/elaboration is a community construction with the participation of the subjects to whom it is directed. The present study is a qualitative research and makes an approach to Indigenous School Education: Curriculum and practice in Early Childhood Education, having as object of study, CEMEIs of a Region of the Municipality of Grajaú-Ma, bringing into discussion the real context in which the practice of this education takes place. To this end, the main objective of the research is to analyze how the school curriculum is being applied in Early Childhood Education in the Indigenous CEMEIs of the Grajaú-Ma Municipality. The methodology was based on qualitative research, carried out in a region of the Bacurizinho Indigenous Land, with 2 (two) bilingual indigenous teachers, 3 (three) regular indigenous teachers and 1 (one) nonindigenous pedagogical coordinator. Data were collected through reality observation and semi-structured interviews. The research carried out showed that there is no specific educational curriculum for the schools in question, which in turn leads to the assertion that there is no application of the curriculum, since it is still in the construction phase, a construction that does not count on the participation of the subjects who should be protagonists of the action. In this way, we understand that indigenous school education in this region corresponds, in reality, to a context of struggle and resistance in search of the real exercise of their rights guaranteed from the legal legislative documents.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9565
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANAYRA LIMA DA SILVA2.pdfTCC de Graduação4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.