Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUAJAJARA, Taiza de Sousa Lopes-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:28:02Z-
dc.date.available2025-07-02T13:28:02Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9566-
dc.descriptionThe present Course Completion Work with the theme "Academic trajectories of indigenous course teachers in the Pedagogy course of PARFOR/UFMA at the Pole of Grajaú – MA". It proposes a reflection on the public policies that guide higher education for indigenous teachers and allows society to know the real context in which the academic life of indigenous course teachers in the pedagogy course of PARFOR/UFMA in the Grajaú-MA Pole is developed. The main objective of the research was to analyze the academic trajectories and challenges of indigenous teachers in the pedagogy course of PARFOR/UFMA in the center of Grajaú-MA. The methodology used to achieve the proposed objectives was initially based on bibliographic research which had some authors, among them: Ferreira (2019), Araújo and Almeida (2010), Lüdke and André, (1986), Silva and Melo (2021), among others, in a qualitative approach, then the field research was returned seeking to highlight the academic trajectories and challenges of indigenous course teachers in the pedagogy course of PARFOR/UFMA in the Grajaú-MA hub. To obtain data in the research, the interview script with open and closed questions was used as an instrument, with six (6) indigenous teachers from the eighth period of the Pedagogy Course at PARFOR/UFMA, entry 2018.2, from the Grajaú Pole. The results of the research expose the relevance of PARFOR/UFMA for the training of indigenous teachers who, for various reasons, do not get specific training, which is sometimes due to the limitation of access, sometimes due to the fragility of public educational policies that ensure them to enter specific higher education courses for indigenous people, also evidencing the memories of struggles and overcoming in the trajectory of indigenous teachers during the course. Building, therefore, a trajectory of operation in the perspective of improvement in educational policies for teacher training, especially teacher training at a higher level for indigenous peoples that recognizes their specificities.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Trajetórias acadêmica de professores cursistas indígenas no curso de Pedagogia do PARFOR/UFMA no Pólo de Grajaú – MA”. Propõe uma reflexão acerca das políticas públicas que norteiam o ensino superior para professores indigenas, e permite que a sociedade conheça o contexto real em que se desenvolve a vida acadêmica dos professores cursistas indígenas no curso de pedagogia do PARFOR/UFMA no Polo de Grajaú- MA. O objetivo central da pesquisa pautou-se em analisar as trajetórias acadêmicas e os desafios dos professores cursistas indígenas no curso de pedagogia do PARFOR/UFMA no polo de Grajaú- MA. A metodologia empregada para atingir os objetivos propostos baseou-se em inicialmente em pesquisa bibliográfica a qual contou-se com alguns autores, dentre eles: Ferreira (2019), Araújo e Almeida (2010), Lüdke e André, (1986), Silva e Melo (2021), dentre outros, numa abordagem qualitativa, em seguida foi devolvida a pesquisa de campo buscando evidenciar as trajetórias acadêmicas e os desafios dos professores cursistas indígenas no curso de pedagogia do PARFOR/UFMA no polo de Grajaú- MA. Para obtenção de dados na pesquisa usou-se como instrumento o roteiro de entrevista com questões aberta e fechadas, com seis (6) professores cursistas indígenas do oitavo periodo do Curso de Pedagogia do PARFOR/UFMA entrada 2018.2 do Polo de Grajaú. Os resultados da pesquisa expõem a relevância do PARFOR/UFMA para a formação de professores indígenas que por diversas razões não conseguem uma formação específica, que se dá ora pela limitação ao acesso, ora, pela fragilidade de políticas públicas educacionais que os assegurem a ingressar em cursos de nível superior específicos para indígenas, evidenciando também as memórias de lutas e superação na trajetória dos professores cursistas indígenas durante o curso. Construindo, portanto, uma trajetória de superação na perspectiva de melhoria nas políticas educacionais de formação docente, sobretudo, a formação docente em nível superior para indígenas que comtemple suas especificidades.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTrajetória;pt_BR
dc.subjectProfessores cursistas;pt_BR
dc.subjectIndígenas;pt_BR
dc.subjectFormação Superiorpt_BR
dc.subjectTrajectory;pt_BR
dc.subjectTeachers;pt_BR
dc.subjectIndigenous;pt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.titleTRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE PROFESSORES CURSISTAS INDÍGENAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/UFMA NO POLO DE GRAJAÚ - MApt_BR
dc.title.alternativeACADEMIC PATHS OF INDIGENOUS TEACHERS OF THE PEDAGOGY COURSE OF PARFOR/UFMA AT THE GRAJAÚ CENTER - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAIZA DE SOUSA LOPES GUAJAJARA2.pdfTCC de Graduação955,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.