Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAÚJO, Vandeci Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-07-04T12:20:59Z-
dc.date.available2025-07-04T12:20:59Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9567-
dc.descriptionGames are present daily in children's lives, at all times, when they play, they imagine a different world, such experiences enable them to learn and form their own concepts about the real world. It is in this sense that it is relevant in early childhood education to have playful activities that allow these experiences to be provided to children. Considering this perception, the present research starts from the problem, how can playful activities contribute to the improvement of teaching in Early Childhood Education ? and has as its general objective to analyze how playful activities promote the improvement of the teaching of children in early childhood education. The specific objectives were: to observe how playful games promote learning in Early Childhood Education; to understand the theoretical contributions of playfulness in Early Childhood Education. The methodology used was based on bibliographic research, in a qualitative approach. Thus, the study revealed that playful activities contribute significantly to the improvement of teaching in early childhood education, since it makes classes more attractive and a comfortable environment for children. When the teacher opts for a teaching based on playfulness, he instigates the imagination and creativity of the children.pt_BR
dc.description.abstractAs brincadeiras estão presentes diariamente na vida das crianças, em todos os momentos, quando elas realizam brincadeiras, elas imaginam um mundo diferente, tais vivencias possibilitam que elas aprendam e forme seus próprios conceitos sobre o mundo real. É neste sentido que se faz relevante na educação infantil atividades lúdicas que permitam que proporcione essas vivencias às crianças. Considerando esta percepção, a presente pesquisa parte do problema de que forma as atividades lúdicas podem contribuir para a melhoria do ensino na Educação Infantil ? e tem como objetivo geral analisar de que forma as atividades lúdicas promovem a melhoria do ensino de crianças na educação infantil. Os objetivos específicos foram, já os objetivos específicos foram: observar de que forma as brincadeiras lúdicas promovem aprendizagem na Educação Infantil; entender as contribuições teóricas do lúdico na Educação Infantil. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa. De forma que o estudo revelou que as atividades lúdicas contribuem de forma significativa para a melhoria do ensino na educação infantil, uma vez que, torna as aulas mais atraentes e ambiente confortável para as crianças. quando o professor opta por um ensino pautado na ludicidade, ele instiga a imaginação e a criatividade das crianças.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLúdico;pt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlayful;pt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICASpt_BR
dc.title.alternativePLAY IN THE TEACHING PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: THEORETICAL CONTRIBUTIONSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANDECI RODRIGUES DE ARAÚJO2.pdfTCC de Graduação604,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.