Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9568
Título: | AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA EM SÍTIO NOVO –MA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ÉTNICORACIAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL |
Título(s) alternativo(s): | THE PERCEPTIONS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS AT A SCHOOL IN SÍTIO NOVO – MA IN PROMOTING ETHNIC-RACIAL EDUCATION THROUGH CHILDREN'S LITERATURE |
Autor(es): | LUZ, Venice Andrade da |
Palavras-chave: | Literatura infantil; Educação Infantil; Educação étnico-racial; Formação de professores Children's literature; Child education; Ethnic-racial education; Teacher training |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a temática literatura infantil na construção da identidade étnico-racial das crianças na Educação Infantil. Teve como objetivo analisar as percepções das professoras da Educação Infantil sobre a contribuição da literatura infantil na construção da identidade étnico-racial das crianças na Educação Infantil. Nesse estudo, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa em uma perspectiva crítica, articulada a pesquisa bibliográfica e entrevista semi-estruturada com 02 (duas) professoras que trabalham com crianças da Educação Infantil em um escola da zona rural no município de Sitío Novo-Ma. Na pesquisa bibliográfica utilizamos das contribuições de Cavalleiro (2001), Gomes (2007) (2008) (2010) e (2012), Freitag e Winkler (2014), Hall (2003) e Portela (2020) dentre outros que me permitiram compreender a educação étnico-racial, assim como alguns documentos normativos como; Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB 1996), a Base Nacional comum curricular (BNCC 2017), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), os Referênciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), o caderno de Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil (2006), a Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008. A partir da entrevista semi-estruturada, os dados obtidos são apresentados de forma crítica e problematizadora dialogando com o referencial teórico em questão. Como resultado constatamos que as professoras não tem conhecimento acerca das implicações da literatura infantil sobre a construção da identidade étnico-racial, por apresentarem conhecimento restrito de litereraturas que versam sobre a questão em debate. Para tanto destacou-se a necessidade da formação inicial e continuada assim como o letramento racial para a real promoção da educação étnico-racial. |
Descrição: | This research addresses the theme of children's literature in the construction of children's ethnic-racial identity in Early Childhood Education. It aimed to analyze the perceptions of Early Childhood Education teachers about the contribution of children's literature in the construction of children's ethnic-racial identity in Early Childhood Education. In this study, we adopted qualitative research methodology from a critical perspective, combined with bibliographical research and semi-structured interviews with 02 (two) teachers who work with children in Early Childhood Education in a rural school in the municipality of Sitío Novo-Ma. In bibliographical research we used the contributions of Cavalleiro (2001), Gomes (2007) (2008) (2010) and (2012), Freitag and Winkler (2014), Hall (2003) and Portela (2020) among others that allowed me to understand the ethnic-racial education, as well as some normative documents such as; Federal Constitution of 1988, Education Guidelines and Base Law (LDB 1996), the Common National Curriculum Base (BNCC 2017), National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2009), the National Curricular References for Early Childhood Education (1998), the notebook of Guidelines and Actions for the Education of Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education (2006), Law 10,639/2003 and Law 11,645/2008. From the semistructured interview, the data obtained is presented in a critical and problematizing way, dialoguing with the theoretical framework in question. As a result, we found that teachers do not have knowledge about the implications of children's literature on the construction of ethnic-racial identity, as they have limited knowledge of literature that deals with the issue under debate. To this end, the need for initial and continued training as well as racial literacy was highlighted for the real promotion of ethnic-racial education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9568 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VENICE ANDRADE DA LUZ2.pdf | TCC de Graduação | 700,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.