Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9569
Título: MEMORIAL DE FORMAÇÃO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GESTÃO DE SISTEMAS E UNIDADES ESCOLARES
Título(s) alternativo(s): TRAINING REPORT TRAINING EXPERIENCES IN SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN MANAGEMENT OF SCHOOL SYSTEMS AND UNITS
Autor(es): ARAÚJO, Wilames Barbosa Sousa
Palavras-chave: Licenciatura em Pedagogia;
Estágio Supervisionado;
Gestão Escolar
Degree in Pedagogy;
Supervised Internship;
School Management
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: É por meio de relatos sobre a experiência de realização de estágio curricular supervisionado, após todas as investigações na diretoria da instituição campo de estágio, sobre as estruturas espaciais, ferramentas didático-pedagógicas utilizadas na escola proponente, bem como sobre as atividades de gestão que foram implementadas sob a supervisão. professores do estágio, bem como toda a equipe docente da escola campo, orientação e supervisão do Professor Jônatas Ferreira de Moura, que este trabalho foi desenvolvido. Realização do interesse em captar a importância da gestão democrática no grau pedagógico de estudo no componente Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares sob supervisão e realização de atividades pedagógicas para supervisores realizadas em campo na escola designada. Assim, a questão de pesquisa é: Como a experiência no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares contribuiu para minha formação docente? Os objetivos são os seguintes: 1. Narrar a experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares; 2. Analisar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares, para minha autoformação; 3. Identificar as problemáticas encontradas para o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares. Neste trabalho, porém, também é apresentada uma parte do panorama bibliográfico, quando vários teóricos foram citados como: (MOURA, 2019), (BRITO; MOURA, 2021), (GARCIA, 2016), (CONDE; ASSUNAÇÃO, 2016), (TOZETO, 2017), (RODRIGUES et al, 2017) (LINHARES, 2014) entre outros devidamente citados e listados nas referências deste trabalho. Desse modo, realizei o Estágio Curricular Supervisionado em Gestão de Sistemas e Unidades Escolares no período de agosto a dezembro de 2022 e as atividades realizadas foram devidamente acompanhadas pelos supervisores de campo, Prof. Jónata Ferreira de Moura e Prof.ª Patrícia Alves Silva e a supervisora técnica a senhora diretora Fracione Amorim da Silva Santos, na Escola Municipal Portal do Saber.
Descrição: It is through reports on the experience of carrying out a supervised curricular internship, after all the investigations in the board of directors of the internship field institution, on the spatial structures, didactic-pedagogical tools used in the proposing school, as well as on the management activities that were implemented under the supervision. teachers of the internship, as well as the entire teaching team of the field school, guidance and supervision of Professor Jônatas Ferreira de Moura, that this work was developed. Realization of the interest in capturing the importance of democratic management in the pedagogical degree of study in the Supervised Curricular Internship component in Management of School Systems and Units under supervision and carrying out pedagogical activities for supervisors carried out in the field at the designated school. Thus, the research question is: How did the experience in the Supervised Curricular Internship in Management of School Systems and Units contribute to my teacher training? The objectives are as follows: 1. Narrate the experience of the Supervised Curricular Internship in Management of School Systems and Units; 2. Analyze the contributions of the Supervised Curricular Internship in Management of School Systems and Units, for my self-training; 3. Identify the problems encountered for the development of the Supervised Curricular Internship in Management of School Systems and Units. In this work, however, a part of the bibliographic panorama is also presented, when several theorists were cited such as: (MOURA, 2019), (BRITO; MOURA, 2021), (GARCIA, 2016), (COUNT; ASUNAÇÃO, 2016), (TOZETO, 2017), (RODRIGUES et al, 2017) (LINHARES, 2014) among others duly cited and listed in the references of this work. Thus, I carried out the Supervised Curricular Internship in Management of School Systems and Units from August to December 2022 and the activities carried out were duly monitored by the field supervisors, Prof. Jónata Ferreira de Moura and Prof. Patrícia Alves Silva and the technical supervisor, the director Fracione Amorim da Silva Santos, at the Portal do Saber Municipal School.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9569
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)
TCCs de Graduação do Curso de Pedagogia (PARFOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILAMES BARBOSA SOUSA ARAÚJO2.pdfTCC de Graduação3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.