Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9571
Título: PROPOSTA DE REDESIGN DE INTERFACE DO SITE DO CAS-MA BASEADO NO DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO
Título(s) alternativo(s): PROPOSAL FOR REDESIGNING THE CAS-MA WEBSITE INTERFACE BASED ON USER-CENTERED DESIGN
Autor(es): SENA, Cristian Santos
Palavras-chave: redesign de interface;
Design Centrado no Usuário;
usabilidade;
interface digital;
Libras
interface redesign;
User-Centered Design;
usability;
digital interface;
Libras
Data do documento: 21-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Em um contexto cada vez mais digital, o acesso a plataformas online tem se tornado fundamental para a realização de diversas atividades, como o apoio ao estudo ou ensino e suas atividades correlacionadas. No entanto, é importante ressaltar que a simples disponibilização dessas plataformas não é suficiente para garantir uma experiência positiva do usuário aluno ou professor. Nesse contexto, a presente monografia teve como objetivo geral propor o redesign da interface do site de uma instituição de ensino de Libras (CAS-MA), considerando a metodologia de Design Centrado no Usuário (Preece et al., 2005; Garrett, 2011; Still; Crane, 2017) para atender às necessidades e expectativas dos usuários, com melhorias significativas em relação à usabilidade e experiência do usuário. O desenvolvimento do novo modelo de interface faz uso das etapas do método de Garrett (2011). A partir da avaliação heurística, análise e testes de usabilidade e entrevistas com usuários, foi desenvolvido um protótipo que foi testado com possíveis usuários. O desenvolvimento do protótipo foi feito utilizando a ferramenta Figma. Os resultados dos testes indicaram eficácia e satisfação geral, apesar de desafios técnicos relacionados à conexão à internet e limitações do protótipo de alta fidelidade, apontando para melhorias.
Descrição: In an increasingly digital context, access to online platforms has become essential for carrying out various activities, such as supporting study or teaching and their related activities. However, it is important to highlight that simply making these platforms available is not enough to guarantee a positive user experience for students or teachers. In this context, the general objective of this monograph was to propose the redesign of the website interface of a Libras teaching institution (CAS-MA), considering the User-Centered Design methodology (Preece et al., 2005; Garrett, 2011; Still; Crane, 2017) to meet users' needs and expectations, with significant improvements in terms of usability and user experience. The development of the new interface model uses the steps of the Garrett method (2011). Based on heuristic evaluation, usability analysis and testing, and interviews with users, a prototype was developed and tested with potential users. The development of the prototype was done using the Figma tool. Test results indicated effectiveness and overall satisfaction, despite technical challenges related to internet connection and limitations of the high-fidelity prototype, pointing to improvements.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9571
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIAN SANTOS SENA.pdfTCC de Graduação20,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.