Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9578
Título: ANIMAÇÃO E APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE DESIGN DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): ANIMATION AND LEARNING: A CASE STUDY OF THE IMPACT ON THE TRAINING OF DESIGN STUDENTS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO
Autor(es): CHAGAS, Marcus Vinicius Lima
Palavras-chave: educação;
design gráfico;
animação;
audiovisual
education;
graphic design;
animation;
audiovisual
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso procura abordar o papel da linguagem audiovisual, e especificamente da área de animação na área de educação enquanto ferramenta pedagógica, que vem intensificando-se diante de uma realidade em que a transmissão de informação é cada vez mais pautada por recursos digitais. O uso de recursos audiovisuais para comunicação e para adquirir e disseminar conhecimento vem moldando a linguagem de aprendizagem moderna. E é explorando essa mudança que essa monografia busca focar no uso da animação e do audiovisual em sala de aula, diante das atuais ferramentas de aprendizagem, assim como o papel do design em seu desenvolvimento, através de pesquisa descritiva, e busca compreender perfis de indivíduos (estudantes de design da UFMA) e sua relação com o objeto do estudo que seria a inserção da animação na aprendizagem, utilizando-se o método de pesquisa Survey (Santos, 2018). Para beneficiar-se dessa área, busca-se abordar seu potencial no campo da educação, os precedentes em pesquisas pertinentes ao assunto, e disseminar o uso dessas técnicas como ferramentas para o processo de aprendizagem.
Descrição: The following Final Paper seeks to approach the role of audiovisual language on the subject of education, with an emphasis on the animation area as a pedagogical tool, which has been increasing given the reality in which information transmission is more and more ruled by digital resources. The usage of audiovisual resources for communication and to acquire and disseminate knowledge has been molding modern learning language. And it is by exploring this change that this project seeks to focus on animation and audiovisual in class, given the current learning tools, as well as the role of Design in its development through descriptive research, and seeks to comprehend profiles of individuals (UFMA Design students) and its relation to the study goal, which would be inserting animation on education, using Survey research methods (Santos, 2018). In order to benefit from this area, we seek to approach its potential in the education field, its precedents around research on the subject, and disseminating the usage of these techniques as tools for the learning process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9578
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCUS VINICIUS LIMA CHAGAS.pdfTCC de Graduação2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.