Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9579
Título: JOIAS DO MARACANÃ: O Instagram como dispositivo facilitador de ação extensionista em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): MARACANÃ JEWELS: Instagram as a facilitator of extension action in times of pandemic
Autor(es): SILVA, Nayana Gatinho da
Palavras-chave: instagram;
design gráfico;
projeto de extensão;
tecnologias digitais
instagram;
graphic design;
extension project;
digital technologies
Data do documento: 20-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo aborda a adaptação do Projeto de Extensão Artesanato no Maracanã, do Curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), à pandemia da Covid-19, que impôs desafios ao sistema educacional e, consequentemente, às ações extensionistas. O objetivo principal foi desenvolver um perfil no Instagram como um dispositivo de divulgação do projeto, adaptando-se ao contexto pandêmico e proporcionando visibilidade às artesãs da comunidade rural do Maracanã, em São Luís - MA, assim como às biojoias produzidas por elas. A metodologia empregada envolveu a exploração de técnicas de design com o uso de ferramentas de criatividade para a construção de uma marca específica para o Instagram do projeto. Como resultado, destaca-se a eficácia da presença do projeto na rede social, através do aumento da visibilidade do perfil após as postagens, além de ter atingido de forma significativa uma diversificação de seguidores, indicando um alcance mais abrangente, além da rede acadêmica.
Descrição: This study addresses the adaptation of the Handicrafts in Maracanã Extension Project, of the Design Course at the Federal University of Maranhão (UFMA), to the COVID-19 pandemic, which has imposed challenges on the educational system and, consequently, on extension actions. The main objective was to develop an Instagram profile as a way of publicizing the project, adapting to the pandemic context, and giving visibility to the artisans from the rural community of Maracanã, in São Luís-MA, as well as the bio-jewelry they produce. The methodology involved exploring design techniques using creativity tools to build a specific brand for the project's Instagram. As a result, the effectiveness of the project's presence on the social network stands out, through the increased visibility of the profile after the posts, in addition to having significantly reached a diversification of followers, indicating a broader reach, beyond the academic network.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9579
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYANA GATINHO DA SILVA.pdfTCC de Graduação1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.